Divulgação
Divulgação

Rubens Figueiredo vence Prêmio Portugal Telecom de Literatura 2011

Seu livro 'Passageiro do Fim do Dia' já havia conquistado o Prêmio São Paulo deste ano

Maria Fernanda Rodrigues - O Estado de S.Paulo,

08 Novembro 2011 | 22h53

Rubens Figueiredo foi o vencedor do Prêmio Portugal Telecom de Literatura, anunciado na noite desta terça-feira, em São Paulo. Por seu Passageiro do Fim do Dia (Companhia das Letras), já ganhador do Prêmio São Paulo de Literatura este ano, ele levou R$ 100 mil.

Gonçalo M. Tavares, autor de Uma Viagem À Índia (Leya), garantiu o segundo lugar (R 35 mil) e Marina Colasanti ficou em terceiro. Seu livro autobiográfico Minha Guerra Alheia (Record) lhe rendeu R$ 15 mil.

O prêmio, um dos mais importantes da literatura, foi dado aos melhores livros escritos em língua portuguesa e editados no Brasil em 2010.

Rubens Figueiredo, que é tradutor, disse que só escreve nas horas vagas e só quando tem o que dizer. "Estou muito surpreso, mas minha motivação não foi o prêmio, mas sim tratar de um assunto. Procurei abordar coisas cotidianas e sem nexo à primeira vista, algumas banais e triviais, para encontrar nelas sinais de processos vitais que percorrem toda a sociedade", disse. A história do livro se passa em um único dia e o cenário é um ônibus coletivo.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.