Roupa certa pode ajudar a conseguir o emprego desejado

Você quer aquela promoção? Para ajudarna ascensão profissional, a roupa que você veste pode ser tãoimportante quanto o que você sabe e quem você conhece, disseuma consultora de moda e marketing australiana. Serena Beirne, diretora da Australian Fashion Partners, quetrabalha com consultoria de moda para empresas, disse à Reutersque os profissionais devem enxergar-se como produtos e"embalar-se" bem para venderem bem, especialmente neste momentode retração na economia mundial, quando as boas oportunidadesde trabalho se tornam mais escassas. "Quando você está no ambiente de trabalho, o produto queestá vendendo é você mesmo. Vem daí a importância tremenda decomo esse produto é embalado, exposto e vendido", disse Beirne. A consultora disse que, como todas as pessoas, os diretorese gerentes vão escolher funcionários como fariam com produtos:dando preferência àqueles cuja aparência agrada mais. Para ela, a regra de ouro para quem quer vestir-se para osucesso profissional é olhar objetivamente para as pessoascujos cargos você gostaria de exercer, e seguir o exemplodelas. "Em alguns ambientes corporativos há oportunidades paravinculação de marcas. Assim, se você tiver a bolsa correta ouusar os mesmos calçados que o executivo-chefe, as pessoas vãoperceber que você é alguém a caminho do sucesso", disse ela. No quesito bijuterias, Beirne avisou que o melhor é optarpela discrição. "Embalar-se demais, como se fosse parapresente, é algo que pode desviar a atenção do principal, que évocê mesmo", disse ela. E esqueça a idéia de vestir-se tendo em vista o conforto,mesmo nas chamadas sextas casuais, a não ser que você trabalhepara o Google ou empresas semelhantes, que incentivam asimplicidade entre seus profissionais. "Vestir-se confortavelmente nunca é apropriado para oambiente de trabalho. Existem outras maneiras de conseguirconforto no trabalho, mas não através da roupa descontraída",disse ela. Ostentar seus hobbies ou convicções também está fora decogitação, assim como vestir-se para ir ao escritório como vocêfaria para sair na noite. "Nada de usar camisetas de rock and roll. E aposte em umpouco de sutileza. Deixe alguma coisa por conta da imaginaçãode quem a vê", aconselha a consultora.

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