Rotina de policiais do grupo aéreo vira série de TV

Treinados para pensar rápido, os integrantes do Grupamento Águia da Policia Militar de São Paulo, que são responsáveis pelo resgate aéreo de vítimas de acidentes graves, agem de outra maneira quando o assunto é a própria intimidade. Estrelas da série "Águias da Cidade", que estreia nesta quarta, às 22h20, no Discovery Channel, os militares demoraram um ano para dar resposta de que topariam registrar o dia a dia no céu da capital.

AE, Agência Estado

10 Outubro 2012 | 11h25

"O grande desafio foi conquistar a confiança dos policiais. Eu conversava com cada um e mostrava que estávamos lá para registrar a ação deles", revela o diretor Sérgio Zeigler. "A confiança não é algo que se possa impor, ela se conquista. A PM é uma instituição pública, não podemos dar espaço para o interesse comercial", explica o coronel Roberval França, comandante-geral da PM.

Em formato de documentário, o "Águias da Cidade" mostra como acontecem os resgates do momento do chamado até a chegada das equipes ao local dos acidentes, que inclui também o transporte das vítimas até o hospital.

Para dar mais veracidade e não atrapalhar o trabalho dos policiais e médicos, eles mesmos andavam com câmeras instaladas em suas roupas e capacetes, além de outros aparelhos colocados dentro e fora das aeronaves. As imagens aéreas ficaram a cargo do comandante Hamilton, o piloto que já foi parceiro do apresentador José Luiz Datena.

"Quando eles estavam saindo, a gente jogava a câmera na cabine e dizia: ''Grava, por favor''. Quando a campainha (do quartel) tocava, a gente saía correndo", relembra Zeigler. Apesar de os integrantes da equipe de resgate estarem preocupados com o atendimento das vítimas, as imagens feitas por eles têm qualidade e os ferimentos mais graves não ficam evidentes no vídeo.

"Águias da Cidade" será exibido também na América Latina. De acordo com Carla Ponte, da Discovery, a PM não recebeu cachê nem doação pela série. As informações são do Jornal da Tarde.

Mais conteúdo sobre:
Discovery Águias da Cidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.