Peter Lindbergh/Calendário Pirelli 2017/Divulgação
Peter Lindbergh/Calendário Pirelli 2017/Divulgação

Robin Wright, Nicole Kidman e Lupita Nyong'o estão entre as fotografadas do Calendário Pirelli 2017

14 profissionais foram clicadas pelo fotógrafo alemão Peter Lindbergh

Ubiratan Brasil, O Estado de S. Paulo

29 Novembro 2016 | 08h10

PARIS - Uma beleza diferente, prometeu o fotógrafo alemão Peter Lindbergh, de 72 anos, ao apresentar, na manhã desta terça-feira, 29, em Paris, seu trabalho para o Calendário Pirelli de 2017. "Em uma época em que as mulheres são apresentadas pela mídia como embaixadoras da perfeição e da beleza, pensei que seria importante lembrar a todos que existe uma beleza diferente, mais real e autêntica, e não manipulada pela propaganda ou outra coisa qualquer. Uma beleza que fala da individualidade, da coragem de ser quem se é e da sensibilidade”, justificou ele sua escolha por apresentar, sem artifícios fotográficos, a beleza de 14 atrizes reconhecidas internacionalmente (veja algumas das fotos abaixo).

Assim, ao invés do tradicional calendário ostentando corpos magros e em esculpidos, em poses seminuas, Lindbergh clicou a beleza natural de Jessica Chastain, Penélope Cruz, Nicole Kidman, Rooney Mara, Helen Mirren, Julianne Moore, Lupita Nyong'o, Charlotte Rampling, Lea Seydoux, Uma Thurman, Alicia Vikander, Kate Winslet, Robin Wright e Zhang Ziyi. Ao ficar ao lado delas, o fotógrafo chamou ainda Anastasia Ignatova, professora de Teoria Política na State University de Moscou.

“O objetivo era retratar as mulheres de uma forma diferente: fiz isso chamando atrizes que tiveram um papel importante na minha vida e, ao fotografá-las, fui me aproximando delas o máximo possível. Como artista, sinto a responsabilidade de libertar as mulheres da ideia de juventude e de perfeição eternas. O ideal de beleza perfeita promovido pela socidade é uma meta inatingível”, diz o fotógrafo.

Lindberg é um homem cuja simpatia parece não ter fim, o que lhe permite conseguir atingir seus objetivos. Foi o que aconteceu quando convidou Robin Wright, notável na série House of Cards, a um desafio: andar pela Times Square, um dos lugares mais visitados de Nova York, enquanto era fotografada. Robin vacilou no início, mas atendeu ao pedido. Em um filme com o making of das fotos, é possível notar um misto de confiança e intranquilidade na atriz.

Essa é a terceria vez que Lindbergh fotografa para o Calendário Pirelli – as outras vezes foram em 1996 e em 2002.

Criado em 1964 e com uma breve parada entre 1975 e 1983, o Calendário Pirelli tornou-se algo mais que uma luxuosa peça publicitária para a empresa italiana de pneus: peça de colecionador, o objeto reflete também os anseios da sociedade na época, especialmente quando o fotógrafo convidado busca algo maior que simplesmente apresentar a nudez. No ano passado, por exemplo, a americana Annie Leibovitz, que se notabilizou como fotógrafa na revista Rolling Stone, escolheu mulheres que se destacavam em sua atividade, como a tenista Serena Williams.

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.