Rio recebe 'Guerra' e 'Paz' ao som de Milton Nascimento

Uma apresentação de Milton Nascimento, uma performance de Ana Botafogo e um recital de Fernanda Montenegro estão no programa da cerimônia de inauguração dos painéis "Guerra" e "Paz", de Portinari, trazidos com o esforço do filho dele, João Cândido, de Nova York para o Teatro Municipal do Rio.

AE, Agência Estado

21 de dezembro de 2010 | 09h37

Hoje, a festa será apenas para convidados - no Rio, o presidente Lula chegou a se comprometer a descerrar os painéis, mas vai voltar mais cedo para Brasília. A partir de amanhã, e até o dia 30 (à exceção dos dias 24 e 25), quem for ao Municipal poderá admirá-los (é preciso pegar senha e o período de visitação é de duas horas, entre 10 e 22 horas).

Os murais, dois conjuntos de 14 óleos sobre madeira, aparafusados, somando 280 metros quadrados, foram tirados da entrada do prédio-sede da ONU, em Nova York, para onde haviam sido feitos sob encomenda, em 1956. Portinari fez cerca de 180 estudos para a obra. Os painéis serão embarcados de volta a NY só em 2013, depois de uma reforma do prédio da ONU. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Tudo o que sabemos sobre:
PortinariTeatro MunicipalRio

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.