Rio inspira perfume de Tufi Duek

Estilista lança sua fragrância Forum Tufi Duek e marca a primeira associação de uma grife nacional ao mercado de perfumes, investimento de US$ 1 milhão

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Por Agencia Estado
Atualização:

O Rio de Janeiro já é paixão antiga do estilista Tufi Duek. E mais uma vez ele reverencia a Cidade Maravilhosa com o lançamento de sua fragrância Forum Tufi Duek. As curvas da mulher brasileira, o sol escaldante, o cheiro da Mata Atlântica, o cenário caótico urbano; está tudo lá. A tradução da brasilidade, da sensualidade e urbanidade estão no aroma suave, que usa o coco verde como componente, no design do frasco, que insinua curvas e fendas, e na campanha que será veiculada com a top model Raica, "sinônimo de beleza brasileira", na opinião do estilista. O investimento para o lançamento só no Brasil é de US$ 1 milhão. O parceiro e investidor financeiro na empreitada é a RR, primeira e maior importadora de perfumes no País, que ficará responsável pela distribuição do perfume por aqui. No exterior, Tufi se associou a Quest Internacional, uma das principais casas perfumistas do mundo, criadora de fragrâncias como Angel de Thierry Mugler, Gucci Envy e J´Adore de Christian Dior. O perfume, que está sendo desenvolvido há três anos e é totalmente produzido na França será comercializado internacionalmente. "Sinto-me pioneiro de estar levando o Brasil para fora e mostrar que somos capazes de vender não só commodities mas também design com qualidade", diz Tufi. A importância do novo perfume transcende o simples lançamento de mais um produto no mercado. É um sinal da incursão do Brasil no planeta fashion. Pela primeira vez uma grife nacional associa seu nome a um dos grandes fetiches de consumo, o perfume. À imagem do que fazem as grandes marcas como Giorgio Armani, Oscar dela Renta, Yves Saint Laurent e Chanel, Tufi investe no mercado de perfumes que possui mais de quatrocentos lançamentos por ano e gera cerca de US$ 5,8 bilhões. Em 2001 o produto chega à América do Norte, e na seqüência segue para a América Latina. Até 2002, Forum Tufi Duek poderá ser encontrado em toda a América, Europa e países da Ásia. A idéia é complementar a estratégia de internacionalização da moda de Tufi Duek que hoje está presente em 54 lojas nos Estados Unidos como Saks Fifth Ave, Neiman Marcus e Barneys, além de países como Londres, Japão, México e China. No Brasil, a fragrância chega em novembro, nas lojas Forum e em 250 pontos de venda, incluindo as principais perfumarias. A casa de perfumaria francesa Escada Beauté tem um acordo para distribuição do perfume internacionalmente através de uma joint venture. Segundo Tufi, as características da identidade brasileira definem o conceito da nova fragrância. A inspiração é o Rio: a alegria, a sensualidade, a sedução, a mulher feliz e divertida que já sabe o que quer. "Para tudo o que faço tenho o Rio dentro de mim", diz. "O perfume tanto quanto a moda é a medula da sociedade e o que fizemos foi demonstrar isso através do cheiro", completa Marcos Rotenberg, presidente da RR, responsável por coordenar o projeto. Na fragrância há notas de bergamota, mandarina, raspas de limão, flores, pêssego, coco verde, couro, patchouli, algodão, vanilla, cedro e mahogany. O resultado é fresco, contemporâneo e até mesmo unissex. Tufi explica a escolha: "gosto do cheiro masculino na mulher". Para Paul Austin, representante da Quest, "o perfume explora os limites do doce demais ou masculino demais". O perfumista francês radicado em Nova York, Jacques Huclier, criador de fragrâncias como A Man de Thierry Mugler e Anna Sui, foi o responsável por traduzir a brasilidade cosmopolita adicionando através do cheiro a sensualidade da brasileira. Em visita ao Brasil especialmente para lançar o perfume, Huclier disse que o maior desafio foi combinar e encontrar o que seriam os cheiros brasileiros. Para isso, durante o desenvolvimento do projeto foi ao Rio em busca das notas essenciais e ficou fascinado pelo odor do coco verde e da floresta tropical. A embalagem ficou por conta do atelier Dinand de Paris, há vinte anos no mercado desenvolvendo frascos de algumas famosas fragrâncias como Eternity e Obsession de Calvin Klein, Plesure, de Esther Lauder, Amarige de além de Dolce & Gabbana e Yves Saint Laurent. O frasco é minimalista, um tubo cromado bem urbano com apenas alguns detalhes. Há uma fenda lateral, símbolo do feminino, uma curva em acrílico amarelo, as curvas das mulheres brasileiras, e um topo também em acrílico representando o sol dos trópicos. "Tufi expressa sua visão de Brasil e isso é algo único", afirma Henry Deminclin, diretor artístico do Atelier Dinand. A campanha publicitária, criada e dirigida por Giovanni Bianco com direção de fotografia de Paulo Vainer, tem a modelo Raica de Oliveira como garota propaganda. Seu contrato é de três anos e à partir de novembro será vista nas principais revistas, jornais e cinemas do País. A estimativa de vendas do perfume para o Brasil é ultrapassar cem mil unidades no primeiro ano de comercialização. Os próximos passos de Tufi são criar uma linha de loção para o corpo e outra para o banho. O perfume chega em novembro no Brasil na versões Eua de Toailette em dois tamanhos: 50 ml e 100 ml custando cerca de R$ 98, 00 e R$ 136, 00 respectivamente.

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