Rio inspira perfume de Tufi Duek

O Rio de Janeiro já é paixão antiga do estilista Tufi Duek. E mais uma vez ele reverencia a Cidade Maravilhosa com o lançamento de sua fragrância Forum Tufi Duek. As curvas da mulher brasileira, o sol escaldante, o cheiro da Mata Atlântica, o cenário caótico urbano; está tudo lá. A tradução da brasilidade, da sensualidade e urbanidade estão no aroma suave, que usa o coco verde como componente, no design do frasco, que insinua curvas e fendas, e na campanha que será veiculada com a top model Raica, "sinônimo de beleza brasileira", na opinião do estilista.O investimento para o lançamento só no Brasil é de US$ 1 milhão. O parceiro e investidor financeiro na empreitada é a RR, primeira e maior importadora de perfumes no País, que ficará responsável pela distribuição do perfume por aqui. No exterior, Tufi se associou a Quest Internacional, uma das principais casas perfumistas do mundo, criadora de fragrâncias como Angel de Thierry Mugler, Gucci Envy e J´Adore de Christian Dior. O perfume, que está sendo desenvolvido há três anos e é totalmente produzido na França será comercializado internacionalmente. "Sinto-me pioneiro de estar levando o Brasil para fora e mostrar que somos capazes de vender não só commodities mas também design com qualidade", diz Tufi.A importância do novo perfume transcende o simples lançamento de mais um produto no mercado. É um sinal da incursão do Brasil no planeta fashion. Pela primeira vez uma grife nacional associa seu nome a um dos grandes fetiches de consumo, o perfume. À imagem do que fazem as grandes marcas como Giorgio Armani, Oscar dela Renta, Yves Saint Laurent e Chanel, Tufi investe no mercado de perfumes que possui mais de quatrocentos lançamentos por ano e gera cerca de US$ 5,8 bilhões. Em 2001 o produto chega à América do Norte, e na seqüência segue para a América Latina. Até 2002, Forum Tufi Duek poderá ser encontrado em toda a América, Europa e países da Ásia. A idéia é complementar a estratégia de internacionalização da moda de Tufi Duek que hoje está presente em 54 lojas nos Estados Unidos como Saks Fifth Ave, Neiman Marcus e Barneys, além de países como Londres, Japão, México e China. No Brasil, a fragrância chega em novembro, nas lojas Forum e em 250 pontos de venda, incluindo as principais perfumarias. A casa de perfumaria francesa Escada Beauté tem um acordo para distribuição do perfume internacionalmente através de uma joint venture.Segundo Tufi, as características da identidade brasileira definem o conceito da nova fragrância. A inspiração é o Rio: a alegria, a sensualidade, a sedução, a mulher feliz e divertida que já sabe o que quer. "Para tudo o que faço tenho o Rio dentro de mim", diz. "O perfume tanto quanto a moda é a medula da sociedade e o que fizemos foi demonstrar isso através do cheiro", completa Marcos Rotenberg, presidente da RR, responsável por coordenar o projeto.Na fragrância há notas de bergamota, mandarina, raspas de limão, flores, pêssego, coco verde, couro, patchouli, algodão, vanilla, cedro e mahogany. O resultado é fresco, contemporâneo e até mesmo unissex. Tufi explica a escolha: "gosto do cheiro masculino na mulher". Para Paul Austin, representante da Quest, "o perfume explora os limites do doce demais ou masculino demais".O perfumista francês radicado em Nova York, Jacques Huclier, criador de fragrâncias como A Man de Thierry Mugler e Anna Sui, foi o responsável por traduzir a brasilidade cosmopolita adicionando através do cheiro a sensualidade da brasileira. Em visita ao Brasil especialmente para lançar o perfume, Huclier disse que o maior desafio foi combinar e encontrar o que seriam os cheiros brasileiros. Para isso, durante o desenvolvimento do projeto foi ao Rio em busca das notas essenciais e ficou fascinado pelo odor do coco verde e da floresta tropical.A embalagem ficou por conta do atelier Dinand de Paris, há vinte anos no mercado desenvolvendo frascos de algumas famosas fragrâncias como Eternity e Obsession de Calvin Klein, Plesure, de Esther Lauder, Amarige de além de Dolce & Gabbana e Yves Saint Laurent. O frasco é minimalista, um tubo cromado bem urbano com apenas alguns detalhes. Há uma fenda lateral, símbolo do feminino, uma curva em acrílico amarelo, as curvas das mulheres brasileiras, e um topo também em acrílico representando o sol dos trópicos. "Tufi expressa sua visão de Brasil e isso é algo único", afirma Henry Deminclin, diretor artístico do Atelier Dinand. A campanha publicitária, criada e dirigida por Giovanni Bianco com direção de fotografia de Paulo Vainer, tem a modelo Raica de Oliveira como garota propaganda. Seu contrato é de três anos e à partir de novembro será vista nas principais revistas, jornais e cinemas do País. A estimativa de vendas do perfume para o Brasil é ultrapassar cem mil unidades no primeiro ano de comercialização. Os próximos passos de Tufi são criar uma linha de loção para o corpo e outra para o banho. O perfume chega em novembro no Brasil na versões Eua de Toailette em dois tamanhos: 50 ml e 100 ml custando cerca de R$ 98, 00 e R$ 136, 00 respectivamente.

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