Rio celebra a África em festival na estação Leopoldina

Há um ano, mais de 7 mil pessoas ocuparam a centenária estação de trens da Leopoldina, no Rio, para assistir a debates, cantar e dançar, numa celebração da África e de sua multiplicidade cultural. Na segunda edição, o Festival Back 2 Black promete, de hoje a domingo, encontros interessantes, como o de Carlinhos Brown e o nigeriano Seun Kuti, filho de Fela Kuti, que vem com a banda Fela?s Egypt 80, e o de Arnaldo Antunes com Toumani Diabaté, da República do Mali.

AE, Agência Estado

27 de agosto de 2010 | 10h00

Não é um evento de temática étnica, diz a portuguesa Connie Lopes, uma das diretoras artísticas. "Queremos falar da África mais pop, da cultura que se produz hoje e a sua influência no mundo." O sucesso do ano passado pegou os organizadores de surpresa e eles decidiram ampliar a capacidade na edição 2010 para 5 mil pessoas por dia. Em 2009, os frequentadores somaram metade disso.

Amanhã, apresenta-se no palco principal, às 23h30, depois de Arnaldo e Toumani, a cantora americana Erykah Badu. No Palco Urbano, 23 h, Theophilus London (EUA), Joya Bravo (EUA) e, mais tarde, o ex-Eurythmics Dave Stewart, com participações da cantora Judith Hill (EUA), da violinista Ann Marie Calhoun (EUA) e da cantora jamaicana Nadirah X. No domingo, 19 h, o blues pauta encontro entre Elza Soares, Frejat, Mart?nália, Taj Mahal (EUA) e Vieux Farka Touré (Mali). Para o encerramento, foi ?importado? o tradicional baile de charme do viaduto do subúrbio de Madureira.

Para os debates, o escritor angolano José Eduardo Agualusa, curador desta edição, convidou Joyce Banda, vice-presidente do Malauí, para conversa com o escritor nigeriano Chris Abani, e o sociólogo brasileiro Rubem César Fernandes, do Viva Rio. A conversa, sobre o papel das ONGs na luta pelos direitos humanos, será hoje, 19 h. Domingo, 17 h, Cacá Diegues, o angolano Mia Couto e o moçambicano-brasileiro Ruy Guerra falam sobre literatura, música e cinema. A programação está no site www.back2blackfestival.com.br. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Tudo o que sabemos sobre:
festivalBack 2 BlackRio

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.