PUBLICIDADE

Revista <i>Life</i> vai deixar de ser publicada em versão impressa

Publicação, ícone da fotografia, permanece agora somente com versão online

Por Agencia Estado
Atualização:

A Time Inc. anunciou nesta segunda-feira, 26, que vai deixar de publicar a Life, a revista fotográfica ícone que é vendida semanalmente como encarte de jornal desde 2004. A última edição impressa da Life sairá em 20 de abril, mas o nome da publicação vai sobreviver na internet, disse em comunicado a Time Inc., que é uma unidade da Time Warner Inc. A Life é a mais recente revista a ser fechada, enquanto cada vez mais leitores abandonam as publicações impressas para buscar notícias e fotos online. "O crescimento requer que se assumam riscos, e as vantagens potenciais eram imensas, mas, infelizmente, o timing funcionou contra nós," disse a executiva-chefe da Time Inc., Ann Moore. "O mercado mudou de maneira dramática desde outubro de 2004, e hoje já não é apropriado continuar a publicar a Life como suplemento de jornal." A Time vai demitir 15 funcionários editoriais e 27 de seu departamento comercial em conexão com o fechamento da revista, disse sua porta-voz Dawn Bridges. "Obviamente vamos tentar colocar o maior número possível desses profissionais em cargos da Time Inc.," disse ela. Milhões de imagens A empresa pretende manter o editor administrativo Bill Shapiro, a editora executiva Maggie Murphy, o presidente Andy Blau e o publisher Peter Bauer, disse ela. A Life já teve mais de uma vida desde que começou a ser publicada pela Time, em 1936. A revista foi fechada em 1976, mas voltou em 1978 antes de ser fechada novamente em 2000. A Time vai disponibilizar online o acervo de 10 milhões de imagens da Life, com "a mais importante coleção de imagens cobrindo os fatos e as pessoas do século 20" sendo disponibilizada para uso pessoal gratuito, disse a empresa. O público nunca viu mais do que 97% do acervo, que inclui fotos feitas por Alfred Eisenstaedt, Margaret Bourke-White e Gordon Parks, disse a Time. O anúncio foi feito depois de a empresa ter lançado uma versão redesenhada de seu semanário noticioso americano Time. No início deste ano a companhia anunciou planos de cortar 289 profissionais de sua força de trabalho, estimada em 11.300 pessoas, para cortar custos, enquanto investe mais na internet.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.