Retrospectiva de 2009 por meio da fotografia

A partir de hoje à noite, os visitantes do Conjunto Nacional vão ver uma retrospectiva de 2009 por meio de fotografias feitas por 67 repórteres fotográficos, entre eles os da Agência Estado. Trata-se da 5.ª Mostra Anual de Fotojornalismo, que, por meio de 80 painéis, faz lembrar fatos marcantes, mas também abre espaço para o lirismo dos fotojornalistas no dia a dia.

Camila Molina, O Estado de S.Paulo

23 de abril de 2010 | 00h00

blogFoto. Veja mais imagens no blog Olhar Sobre o Mundo

A exposição é realizada pela Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de São Paulo (Arfoc-SP). Neste ano, além de reunir uma seleção de 80 imagens, presta homenagem ao fotógrafo Matuiti Mayezo, morto em 2009. Uma novidade desta edição é que serão concedidos prêmios aos fotógrafos participantes da mostra, desde uma viagem a Salvador até dinheiro para a compra de equipamentos fotográficos.

Como conta Paulo Whitaker, presidente da Arfoc-SP, a entidade recebeu cerca de 350 imagens - publicadas ou não - de 116 associados (curiosamente, ele ressalta, prevaleceu entre as fotografias enviadas a tragédia do sequestro seguido de morte da adolescente Eloá Pimentel, de 15 anos). Na exibição, os temas, tão variados, ficam separados como em editorias de jornais e revistas.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.