Retrato dos garotos dos anos 1970

Minutemen - Os Viajantes do Tempo

UBIRATAN BRASIL, O Estado de S.Paulo

24 de agosto de 2012 | 03h09

15H40 NA GLOBO

(Minutemen). EUA, 2008. Direção de Lev L Spiro, com Jason Dolley, Luke Benward, Nicholas Braun, Chelsea Kane, Steven R. McQueen, Kara Crane.

Virgil Fox tinha fama de bobo no colégio até que se aproxima de Charlie, um menino prodígio que inventou uma máquina do tempo. Juntamente com Zeke, eles elaboram um plano que possibilite que retornem 48 horas no tempo, o suficiente para corrigir injustiças e erros cometidos por outros alunos da escola e por eles mesmos. Para manter o anonimato da empreitada, eles passam a usar o codinome de Minutemen. Aventura juvenil sem grande importância. Reprise, colorido, 98 min.

André, a Cara e a Coragem

22H30 NA TV BRASIL

Brasil, 1971. Direção de Xavier de

Oliveira, com Stepan Nercessian,

Ângela Valério, Echio Reis.

Do mesmo diretor de Marcelo Zona Sul, o filme retrata a história de um jovem rejeitado pela sociedade que tem seus sonhos interrompidos pela realidade mesquinha e competitiva de um lugar com muito pouco a oferecer. André chega ao Rio de Janeiro, vindo do interior, para tentar vencer na vida, mas enfrenta várias dificuldades. Mora em pensão barata, torna-se gigolô e engravida uma operária. Importante resgate de um filme que retrata uma época. Reprise, colorido, 90 min.

Olhar de Anjo

22H45 NO SBT

(Angel Eyes). EUA, 2001. Direção de Luis Mandoki, com Jennifer Lopez, Jim Caviezel, Sônia Braga, Terrence Howard.

Mulher policial de Chicago perde a família e se liga a homem que foge do passado. Mais um filme em que o diretor Mandoki exercita seu prazer de contar histórias sobre resgate do passado. O elenco, de primeira, segura as pontas. Destaque para Sônia Braga, belíssima. Reprise, colorido, 115 min.

A História Sem Fim 2

23 H NA REDE BRASIL

(The Neverending Story II - The Next Chapter). EUA, 1990. Direção de George Miller, com Jonathan Brandis, Kenny Morrison, Clarissa Bu.

Um garoto medroso, órfão de mãe, é chamado para socorrer o mundo da fantasia ameaçado por uma bruxa. Sequência do filme famoso que Wolfgang Petersen dirigiu em 1984, infinitamente melhor e que influenciou cópias pouco inspiradas como esta. Reprise, colorido, 88 min.

Boa Noite, Ninguém

0H15 NA CULTURA

(Goodnight Nobody). Burkina Faso, China, Estados Unidos, Suíça, Ucrânia, 2010. Direção de Jacqueline Zünd.

Documentário sobre quatro protagonistas de quatro continentes diferentes que sofrem do mesmo mal: são insones. Com táticas variadas, eles se resignam a viver 24 horas seguidas sem interrupção. Suas histórias seguem o ritmo da noite e as narrações tornam-se fragmentos, a transição entre a realidade e a fantasia começa a fluir tornando palpável a sensação da insônia. O resultado é, no mínimo, curioso. Reprise, colorido, 76 min.

11:11 A Nova Profecia

1H35 NA REDE BRASIL

(11:11 - The Gate). EUA, 2004. Direção de Michael Bafaro, com Laura

Mennell, Amy Amdson.

Menina atira nos homens que acabaram de assassinar brutalmente seus pais. Oito anos depoi , ela continua atormentada, não pelas lembranças, mas por aparições de sua mãe morta e pelo significado do número 11:11, escrito com sangue ao lado do corpo dela. Terror sem grandes referências, mas, pelo resumo, parece ser horripilante. Reprise, colorido, 95 min.

TV PAGA

E o Sangue Semeou a Terra

15H45 NO TCM

(Bend of the River). EUA, 1952. Direção de Anthony Mann, com James Stewart, Arthur Kennedy, Julie Adams, Rock Hudson e Jay C. Flippen.

Fora da lei resolve deixar a vida de criminoso e, para mostrar sua bondade, guia colonos pelas misteriosas trilhas do Oregon. Mas ele possui um segredo: seu violento passado como assaltante na fronteira do Mississippi, que acaba retornando quando ele encontra um antigo comparsa. O segundo western da memorável série que o diretor Mann realizou com o astro James Stewart nos anos 1950. Segue-se a Winchester 73 e foi feito no mesmo ano de O Preço de Um Homem (The Naked Spur). Para fãs do gênero, é um programão, pois os westerns de Mann, com seus elementos 'negros' e psicanalíticos, não costumam negar fogo. Reprise, colorido, 91 min.

Soul Kitchen

18H15 NO TELECINE CULT

(Soul Kitchen). Alemanha/Turquia, 2009. Direção de Fatih Akin, com Adam Bousdoukos, Moritz Bleibtreu

e Birol Unel.

Conhecido por filmes de forte impacto como Do Outro Lado, o diretor turco-alemão Fatih Akin relaxa um pouco o tom, mas não perde o bom humor em Soul Kitchen. Ele não perde o foco que delineia sua obra e aqui volta a tratar de um assunto que lhe é caro, o confronto étnico. A diferença é que agora esse problema tumultua um restaurante, que leva o nome do título do filme. Controlada por um rapaz de origem grega, Zinos, a casa é frequentada pela boemia da cidade, mas se o ambiente é descolado, o serviço não parece lá essas coisas. Se o tom inicial é de humor, aos poucos a narrativa vai pesando, até que as gargalhadas cessem. Preste atenção na trilha sonora, cuidadosamente escolhida. Bom programa. Reprise, colorido, 99 min.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.