PUBLICIDADE

Cultura: relembre quem venceu os principais prêmios internacionais em 2021

Cerimônias como o Oscar, Grammy e Prêmio Tony chamaram atenção ao longo do ano; confira a lista de premiados

Por André Carlos Zorzi
Atualização:

Em meio a um momento de retomada de produção cultural em diversos setores impactados pela pandemia de covid-19, o ano de 2021 trouxe, como de costume, diversas premiações internacionais no mundo do cinema, TV, música e literatura. Relembre a seguir os vencedores e os pontos-chave das principais de cada área.

A estatueta do Oscar, a cerimônia mais cobiçada do cinema Foto: REUTERS/Brendan McDermid

PUBLICIDADE

Cinema

Oscar

Em 25 de abril, a 93ª edição da cerimônia do Oscar aconteceu em Los Angeles, tendo Nomadland como grande vencedor da noite, premiado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor(a) (Chloé Zhao) e Melhor Atriz (Frances McDormand). Mank, que tinha o maior número de indicações, 10, ao todo, levou apenas como Melhor Direção de Arte e Melhor Fotografia. O dinamarquês Druk, de Thomas Vintenberg, foi escolhido como Melhor Filme Internacional.

Clique aqui para relembrar todos os indicados e vencedores do Oscar em 2021.

Frances McDormand em cena do filme 'Nomadland' Foto: Searchlight Pictures

Festival de Cannes

O longa Titane, de Julia Ducournau, venceu a Palma de Ouro do 74º Festival de Cannes. Protagonizado por Agathe Rousselle e conta a história de uma mulher que se transforma numa assassina compulsiva. Cannes ainda contou com a exibição das produções brasileiras Medusa, de Anita Rocha da Silveira, exibido na Quinzena dos Realizadores, e o curta Céu de Agosto, de Jasmin Tenucci, que levou menção especial do júri.

Publicidade

Cena do longa-metragem francês 'Titane' Foto: MUBI

A cerimônia contou com uma gafe por parte de Spike Lee, presidente do júri, que, distraído, acabou revelando o grande vencedor de 2021 muitas categorias antes de o anúncio oficial ser feito.

Clique aqui para ver os premiados.

Festival de Veneza

O Leão de Ouro do 78º Festival de Veneza também premiou uma mulher, Audrey Diwan, diretora de Happening, filme sobre uma jovem que recorre ao procedimento de aborto clandestino na França dos anos 1960. O Leão de Prata, Grande Prêmio do Júri, ficou para A Mão de Deus, de Paolo Sorrentino. Confira os premiados aqui.

Audrey Diwan ao receber o Leão de Ouro do Festival de Veneza em 2021 Foto: Domenico Stinellis/AP Photo

Globo de Ouro

Nomadland foi o vencedor da 78ª edição do Globo de Ouro na categoria de filme de drama, enquanto Borat 2 levou como Comédia ou Musical (clique aqui para conferir o restante dos premiados).

Em 2021, em meio a uma série de críticas por questões éticas e falta de igualdade racial, a Associação de Correspondentes Estrangeiros de Hollywood, organizadora da cerimônia, passa por uma crise. Previsto para janeiro de 2022, o evento não será mais transmitido pela emissora norte-americana NBC, como de costume. Leia mais aqui.

Publicidade

Literatura

Romancista tanzaniano Abdulrazak Gurnah foi laureado com o Nobel de Literatura em 2021 Foto: Foto: PalFest/Creative Commons

Prêmio Nobel Em 7 de outubro de 2021, Abdulrazak Gurnah foi premiado com o Nobel de Literatura. A obra do tanzaniano que recebeu asilo na Inglaterra por perseguição religiosa quando ainda era jovem aborda temas como identidade e deslocamento e o legado do colonialismo em sua obra. Clique aqui para conhecer mais sobre o escritor.

Teatro

Prêmio Tony

O espetáculo Moulin Rouge! The Musical foi o grande vencedor noite, faturando 10 prêmios, incluindo a categoria de melhor musical em 2021, enquanto The Inheritance foi escolhida como a melhor peça de teatro e A Soldier's Play o melhor revival. Jagged Little Pills, inspirado na obra de Alanis Morissette, líder da lista de indicações, com 15 ao total, recebeu dois troféus.

Cena da série 'Ted Lasso', com Jason Sudeikis Foto: Apple TV+
As cantoras Gloria Estefan e Anitta e o músico Carlinhos Brown foram os responsáveis pelo musical de abertura do Grammy Latino 2021. Foto: AFP/Ethan Miller