RELEMBRANDO O MAESTRO

Vanessa da Mata canta o repertório de Tom Jobim em turnê por seis cidades do País

ROBERTO NASCIMENTO , O Estado de S.Paulo

28 de fevereiro de 2013 | 02h10

Vanessa da Mata fará shows gratuitos em homenagem a Tom Jobim este ano. As apresentações serão em locais públicos, em seis cidades do País, e têm como objetivo relembrar a obra do compositor no cinquentenário de seu primeiro disco solo, The Composer of Desafinado, Plays. "Quero mostrar o que a minha geração sente pelo Tom. Depois das novas bossas novas e das eletrônicas, é importante trazer para o público jovem a beleza dessa obra", afirmou a cantora, em nota à imprensa. Os shows terão direção artística e curadoria da produtora cultural Monique Gardenberg. O músico Kassin auxiliará na "busca pela sonoridade certa". Será a primeira vez que Da Mata, que cantou Jobim no início de sua carreira, quando se apresentava em bares de Uberlândia, interpreta a obra do compositor em frente do grande público.

Segundo Gardenberg, já foram peneiradas 60 músicas da obra do compositor. Trinta estão sendo analisadas em ensaios, e apenas 20 farão parte do repertório do show. "Queremos cobrir os diversos aspectos da obra do Tom: a bossa, os sambas-canção, os temas mais líricos, procurando combinar clássico e moderno. Nossa admiração pelos arranjos dele é enorme, mas podemos trazer novas informações", disse, também em nota à imprensa. Por conta dos shows serem gratuitos, deve ser priorizado o Lado A, com canções como Garota de Ipanema, Desafinado, Chega de Saudade, Águas de Março, e, etc. O repertório do disco que marca a efeméride de Tom é composto por grande parte desses, com Samba de Uma Nota Só, Água de Beber e Corcovado.

Não foram divulgadas as datas, apenas o percurso da turnê, que passará por Salvador, Rio, Recife, Brasília, Porto Alegre e São Paulo. O projeto é iniciativa de uma empresa de produtos para pele, que no ano passado fez um projeto semelhante para relembrar a obra de Elis Regina nos 30 anos de sua morte. Na ocasião, a empresa patrocinou cinco shows de Maria Rita, que pela primeira vez cantou em público as canções interpretadas por sua mãe.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.