Releituras do mestre em NY

Andy Warhol é o eixo de uma grande exposição no Metropolitan, em Nova York, que põe em relevo a sua vasta influência até a atualidade no mundo artístico. A mostra Apreciando Warhol - 60 Artistas, 50 Anos, que será aberta na quarta-feira e vai até 31 de dezembro, é a primeira a explorar em toda a sua extensão a marca que ele deixou com sua arte.

MARIANO ANDRADE , FRANCE PRESSE / NOVA YORK, O Estado de S.Paulo

16 de setembro de 2012 | 03h09

"A obra de Warhol desafia, inspira, diverte e provoca centenas de artistas pelo mundo", afirmou na segunda-feira o diretor do Met, Thomas Campbell, ao apresentar a exposição.

No total, 45 obras de Andy Warhol vão estar lado a lado com criações de 60 outros artistas que, ao longo de 50 anos, se inspiraram no trabalho dele e fizeram releituras de suas produções. O resultado é um fascinante diálogo entre obras de arte e artistas de várias gerações, que, nos mais variados suportes, reagem ou respondem ao trabalho inovador do pai da pop art.

Para Marla Prather, uma das curadoras da mostra, a seleção das peças que seriam expostas foi "uma tarefa enorme e complicada". Essa dificuldade se explica pela imensa gama de meios de expressão que ele utilizou para se expressar, como pinturas, esculturas, vídeos, performances, instalações, escritos e que vão estar na exposição do Met.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.