Reprodução
Reprodução

Reino Unido expõe quadro mais caro vendido em leilão da história

A obra foi pintada pelo artista no ano 1932, e está exposta ao público na galeria de arte contemporânea Tate Modern de Londres

Efe

06 de março de 2011 | 21h21

O quadro mais caro vendido em um leilão da história, o chamado Desnudo, Hojas Verdes y Busto (Nu, Folhas Verdes e busto), do espanhol Pablo Picasso, pode ser contemplado neste domingo, 6, pela primeira vez no Reino Unido.

 

A obra foi pintada pelo artista no ano 1932, e está exposta ao público na galeria de arte contemporânea Tate Modern de Londres, em uma nova sala dedicada a Picasso.

 

O quadro foi vendido na galeria Christie's em Nova York em maio do ano passado por um preço que marcou um recorde mundial ao alcançar a cifra de US$ 106,5 milhões (81,9 milhões em euros).

 

"Trata-se de um quadro de destaque de Picasso e estou muito feliz que possamos expô-lo perante o público britânico", indicou o diretor da Tate, Nicholas Serota, a imprensa britânica.

 

A pintura, de 162 centímetros de largura e 130 de altura, tem tons azuis, rosas e verdes vivos e é um retrato de Marie-Thérèse Walter, amante de Picasso no final dos anos 1920 e nos anos 1930.

 

Até o momento de sua venda, o quadro fazia parte da coleção americana de Mrs. Sydney F. Rody, uma das mais prestigiosas do mundo da arte modernista.

Tudo o que sabemos sobre:
PicassoDesnudo, Hojas Verdes y Busto

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.