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Reinaldo Lourenço está no calendário da Absolut

Por Agencia Estado
Atualização:

Na onda da globalização da moda brasileira, o estilista Reinaldo Lourenço foi escolhido para representar o Brasil na campanha institucional da Vodka Absolut junto a mais 11 nomes da moda internacional, entre eles profissionais de peso como Jean Paul Gaultier, representando a França, e o chapeleiro Stephen Jones, a Inglaterra. A apresentação do estilista paulista, anteontem numa loja de jazigos em frente ao Cemitério São Paulo, na Rua Cardeal Arcoverde, atraiu uma multidão curiosa para ver a modelo Cássia Ávila desfilar em cima dos túmulos de mármore. Lourenço criou apenas uma peça, baseada no conceito da dualidade, elaborada para ilustrar o mês de dezembro do calendário Absolut Vodka, onde a peça do estilista brasileiro divide a foto com a criação da sueca Marina Kereklidou, enfatizando assim a ambigüidade exigida pelo tema. Coisas da moda. O vestido de renda cor de pele com leg franzido no mesmo tom, cinto de couro preto e botas laceadas vitorianas de Lourenço foi inspirado na coleção que ele criou para o Inverno 2001, apresentada em janeiro do ano passado na São Paulo Fashion Week. Sobre a escolha do local para a inusitada apresentação, Lourenço justificou: "É engraçado, mas perto de um cemitério a gente se sente mais vivo". O projeto que integra moda à imagem desta vodca sueca começou em 1997. O primeiro a ser convidado foi o fotógrafo alemão Helmut Newton, célebre por suas fotos carregadas de fetichismo, que clicou a modelo andrógina Kristen McNeamy com criações de John Galliano, Azzedine Allaïa e sapatos de Manolo Blahnik. A Vodka Absolut está presente em 120 países, mas só 12 são selecionados para o projeto. "Como a moda brasileira vem ganhando visibilidade no exterior, fomos escolhidos", explica Marcelo Passos, diretor de Marketing da Maxxium do Brasil, responsável pela Absolut Vodka. As imagens do calendário foram produzidas em Paris e fotografadas pelo fotógrafo conceitual francês Dimitris Daniloff. Alexandre Herchcovitch e Icarius são os outros estilistas brasileiros que já participaram do projeto. Perguntado sobre quanto ganhou com sua participação, Lourenço disse: "Meu nome estará sendo divulgado internacionalmente durante um ano junto à Absolut Vodka, e estarei também divulgando a moda brasileira".

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