29 de janeiro de 2020 | 18h13
Atualizado 30 de janeiro de 2020 | 12h10
A atriz Regina Duarte disse o esperado "sim" para o presidente Jair Bolsonaro nesta quarta-feira, 29, e aceitou assumir a Secretaria Especial de Cultura.
O Estado recolheu depoimentos de profissionais da cultura e de entidades da área sobre a nova escolha do governo para a Cultura, a pedidos e também nas redes sociais. Regina será a quarta secretária da área no governo de Bolsonaro.
"Espero que ela consiga realizar o que ela pensa em fazer e que o que ela pretende realizar seja algo esperado pela sociedade e universo cultural. "
"Fico feliz com a notícia. Há muito por fazer. Regina conhece a área e está entusiasmada."
"Espero que Regina Duarte consiga reverter a criminalização do artista e o flerte com o obscurantismo. O Brasil precisa de uma política que valorize a cultura como identidade nacional e expressão da democracia, e que a inclua no eixo central de desenvolvimento econômico e social do País."
"É bom para o Brasil Regina Duarte ajudar o governo. (Sobre o caso Alvim): É inaceitável valorizar o nazismo, parabenizo o presidente pela rápida decisão. Alvim ou é autoritário ou é louco."
"Não tenho expectativas positivas."
“A indústria editorial torce para que a nova Secretária Especial de Cultura tenha um olhar atento para o livro e a leitura, como contribuições fundamentais para a construção da cidadania brasileira. É fundamental o apoio a eventos literários, projetos de incentivo à leitura, revitalização de bibliotecas e que seja retomada a discussão sobre as práticas do mercado, no sentido de desenvolver um varejo mais saudável.”
"Espero que a secretária Regina Duarte seja uma voz de conciliação para o setor da cultura, que é tão estratégico para o país. Que ela possa, com sua experiência e sua trajetória, contribuir para o resgate do valor da cultura e em especial do livro, que é um bem cultural fundamental e um dos principais instrumentos de democratização."
"Eu espero que Regina Duarte nomeie alguém para cuidar da música. Se ela fizer isso, já vai ser um avanço."
"Para mim, é uma nomeação bastante coerente com o plano do governo: uma figura com muita visibilidade e disposta a fazer a arte ficar a serviço de ideias extremistas ou meramente toscas, como o tal marxismo cultural. É bem mais adequada do que Roberto Alvim, já que a viúva Porcina fala as maiores barbaridades rindo, o que pode passar a imagem de leveza, que de perto ela não tem. Lamento que artistas achem possível dialogar com ela ou mesmo com qualquer um desse governo."
"Quer dizer que casou? Eu desejo a ela uma boa lua de mel e um bom desempenho nesse casamento."
"Acho que a retirada do Roberto Alvim foi providencial e espero de coração que a Regina seja uma voz forte, presente e pulsante e que possa ter uma coexistência com todas as vertentes da cultura. Quero muito que dê certo. Precisamos começar a torcer para dar certo, e não fazer de tudo pra dar errado. Todos perdem. Mas nós, os artistas, certamente mais . E a população sem cultura fica sem legado."
"Regina Duarte vem dando declarações conservadoras e condizentes com a agenda do atual governo. Certamente não há de se fantasiar de Goebbels, mas, infelizmente, tampouco espero que se inspire em Malu Mulher. Em suma, não é a cabeça intelectualmente preparada para lidar com a diversidade de que a Cultura precisa."
"Desejo que a Regina siga os princípios da Arte e da Cultura: liberdade, criatividade, diversidade e profissionalismo. Que ela consiga pacificar o nosso País. A Regina tem uma linda carreira e uma estrada construída com muito esforço e dignidade. Desejo a ela muito Axé, luz e força para lidar com a política."
Está quase na hora, Regina Duarte! Faltam detalhes para ter você ao nosso lado no Governo do Presidente @jairbolsonaro. Que os proclamas antes do casamento corram o mais rápido possível. Tenho certeza que a Cultura terá ainda mais voz e vez com seu trabalho. #VaiVirarCasamento pic.twitter.com/3AgHJJTdXi — Marcelo Álvaro Antônio (@Marceloalvaroan) January 29, 2020
Não se debate com quem xinga o oponente de “fascista”, com quem bloqueia os outros no twitter para poder falar mal deles pelas costas e, principalmente, com quem cospe na cara de mulher.
Minha amiga Regina Duarte fará muito bem se ignorar esse tipo de gente. — Carla Zambelli (@CarlaZambelli38) January 29, 2020
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.