Record e SBT se unem para medir audiência

PUBLICIDADE

Por Agencia Estado
Atualização:

SBT e Record devem fechar uma forte aliança nesta quinta-feira, dessa vez, contra o Ibope. As duas emissoras vão virar parceiras na criação de um novo medidor de audiência em que Silvio Santos está apostando para competir com o Ibope: é o Adviser, ou Alfonsímetro, como é conhecido no SBT (por causa de seu inventor, o superintendente de Engenharia do SBT, Alfonso Aurin). O vice-presidente da Record, Dênis Munhoz, deve se encontrar amanhã com a equipe responsável pela instalação do sistema, entre eles, o diretor de Tecnologia da emissora, Roberto Franco, ex-vice-presidente da Record. Comenta-se que ele foi o responsável pela aproximação das duas emissoras no projeto. O questionamento do SBT quanto aos números do Ibope é antigo, mas a Record resolveu entrar na briga recentemente, quando constatou que a audiência de alguns de seus programas teve grande repercussão, mas não cresceu um só ponto nas pesquisas do instituto. O Adviser é muito semelhante ao aparelho do Ibope, o peoplemeter. É uma engenhoca que substitui o controle remoto, identifica o telespectador que está diante da tela e registra o canal em que o televisor está sintonizado, transmitindo as informações (via linha telefônica) para uma central. Os dados serão divulgados pela Internet. O SBT acredita que o sistema estará em funcionamento ainda este ano.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.