PUBLICIDADE

Receita australiana impede Crocodilo Dundee de deixar o país

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

SYDNEY (Reuters Life!) - O ator Paul Hogan, conhecido principalmente por ter representado um caçador australiano nos filmes "Crocodilo Dundee", foi impedido de sair da Austrália enquanto não pagar uma conta de milhões de dólares em impostos devidos, revelou seu advogado.

PUBLICIDADE

O advogado Andrew Robinson disse em comunicado que o Escritório de Tributação Australiano (ATO) emitiu contra Hogan, que vive nos Estados Unidos, um mandado proibindo sua saída do país. Hogan tinha retornado a Sydney na sexta-feira passada para o funeral da mãe, Florence, de 101 anos.

O mandado impede Hogan, de 70 anos, de deixar a Austrália enquanto suas supostas dívidas com o fisco não forem pagas ou não forem feitos arranjos para isso.

"Ele está estarrecido e muito desapontado pelo fato de o governo tratá-lo como alguém que corre o risco de fugir do país", disse Robinson.

"Ele nega a dívida alegada pelo ATO e já registrou objeções que não tiveram resposta alguma do ATO. Ele vai continuar a defender sua posição através de todos os canais legais disponíveis e de outros."

Hogan está sendo investigado como parte de um inquérito nacional por sonegação de impostos, envolvendo alegações de que ele teria depositado dezenas de milhões de dólares em royalties sobre seus filmes em paraísos fiscais situados fora da Austrália. O ator nega a acusação e diz que já pagou "muito imposto" na Austrália.

Consta que o escritório da Receita teria entregue a Hogan no mês passado uma conta atualizada de impostos devidos sobre 37,6 milhões de dólares de receita não declarada, após uma disputa que se arrastou por cinco anos.

Publicidade

Um porta-voz do ATO se negou a comentar o assunto.

"Como ele é um contribuinte pessoa física, não podemos comentar", disse o porta-voz à Reuters.

Hogan, que no passado foi pintor e trabalhou na ponte do porto de Sydney, já negou repetidas não ter pago todos os impostos que deve.

Comediante popular na televisão australiana, ele chegou à fama internacional no papel de Mike "Crocodilo" Dundee no filme "Crocodilo Dundee," de 1986, que acabou por tornar-se o filme de maior sucesso na história da Austrália e valeu a Hogan um Globo de Ouro de melhor ator.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.