Reality shows ampliam acessos na Internet

PUBLICIDADE

Por Agencia Estado
Atualização:

Os reality shows transformaram a realidade da Internet brasileira durante o mês de fevereiro. Com um olho na telinha e outro no computador, telespectadores da Casa dos Artistas, do SBT, e do programa Big Brother Brasil, da Rede Globo, foram os principais responsáveis pelo recorde de acessos registrado no mês passado: cerca de 13 milhões de pessoas conectaram-se à Internet, equivalente a um crescimento de 4,66% em relação a janeiro e de 48,6% em comparação a fevereiro de 2001. Segundo pesquisa divulgada hoje pelo Ibope eRatings, os sites dos programas foram responsáveis por nada menos que 27% do total de acessos no período. Para o analista do instituto Alexandre Magalhães, a briga por audiência entre as emissoras estimulou o uso da Internet e modificou o cenário da web nos primeiros meses do ano. "Os dois programas sustentaram o crescimento inteiro da Internet", enfatizou. Tradicionalmente, janeiro e fevereiro são meses que registram queda nos acessos por conta do período de férias, cujo término reflete na retomada do uso da Internet. "Foi um fato inusitado", reforçou Magalhães. Até o final do mês passado, o Big Brother (www.globo.com/bbb) levou vantagem em número de acessos. Naquele período, 1,183 milhão de ususários conectaram-se ao site, ante os 955,5 mil que navegaram na página do UOL para acompanhar o "reality show" da emissora de Sílvio Santos (www.casa.uol.com.br). A projeção do analista, entretanto, é de que o impacto da entrada do UOL na cobertura da Casa dos Artistas seja sentido na pesquisa de março. "Como o UOL entrou há pouco e fevereiro tem menos dias, é possível que haja alguma alteração no ranking", analisou. Quanto ao perfil dos internautas, durante fevereiro os dois sites foram visitados por mais homens que mulheres. Na composição do casa.uol, 68,36% é de homens e no bbb.globo, 62 21%. Ainda em ambos os sites, a maioria dos internautas, segundo o instituto, tem mais de 25 anos. Propriedades e domínios - Segundo levantamento do Ibope e Ratings, a disputa pelas quatro primeiras colocações no ranking de propriedades e domínios entre UOL, iG, Yahoo! e Globo.com praticamente repetiu os resultados de janeiro. No primeiro, a Globo.com subiu uma posição, ocupando o terceiro lugar atrás do UOL e iG. Em domínios, uol.com.br, ig.com.br e globo.com mantiveram-se na liderança, porém o quarto lugar do yahoo.com.br foi tomado pelo bol.com.br.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.