JF Dorio/AE
JF Dorio/AE

'Realeza' do pop britânico celebra 60 anos do reinado de Elizabeth 2ª

Paul McCartney e Elton John estão entre os artistas que fazem show do Jubileu de Diamante

BBC Brasil, BBC

04 de junho de 2012 | 06h03

Paul McCartney, Stevie Wonder e Elton John são alguns dos artistas que se apresentarão no concerto celebrando o Jubileu de Diamante - os 60 anos de reinado da rainha Elizabeth 2ª, nos jardins em frente ao Palácio de Buckingham.

Entre os que participarão do show estão ainda Robbie Williams, Ed Sheeran, JLS, Kylie Minogue, Tom Jones, Jessie J, Shirley Bassey, Annie Lennox e o grupo Madness, que tocará no telhado do palácio.

A plateia será formada por pessoas que conseguiram ingressos por meio de um sorteio público e por participantes de instituições de caridade ligadas à realeza.

A rainha estará presente, ao lado de seu marido, o príncipe Philip, e estará acompanhada do príncipe Charles, seu filho, e dos netos, os príncipes Harry e William e da mulher deste último, a Duquesa de Cambridge, Kate Midddleton.

Milhares de chamas

Ao final da apresentação, a rainha irá acender a última das 4.500 chamas que serão acesas em diferentes partes do mundo que integram a Comunidade Britânica. A noite terminará com uma queima de fogos.

Durante a tarde, antes do concerto, os 10 mil vencedores de uma promoção e convidados da realeza participarão de um piquenique nos jardins do Palácio de Buckingham.

O show é um dos eventos que integram os quatro dias de celebrações do Jubileu de Diamante. No sábado, como parte dos festejos, a rainha participou de um cortejo com cerca de mil barcos, no rio Tâmisa.

A única outra monarca britânica a celebrar um reinado de 60 anos antes de Elizabeth 2ª havia sido a rainha Vitória, que ocupou o trono por 63 anos e 7 meses.

Durante o concerto deste domingo será apresentada uma música feita especialmente para exaltar os 60 anos do reinado de Elizabeth 2ª, uma parceria entre Andrew Lloyd Weber, autor do musical O Fantasma da Ópera, e Gary Barlow, ex-integrante do grupo Take That.

Acredita-se que a rainha, de 86 anos, não ficará até o final da apresentação. Da última vez que ela participou de um concerto celebrando seu reinado, em 2002, ela apareceu no show com um tampa-ouvidos. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Tudo o que sabemos sobre:
grã-bretanhaElizabeth 2ªrainha

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.