Ratatouille e o tempo reencontrado

Titio não É Sopa

LUIZ CARLOS MERTEN, O Estado de S.Paulo

05 de agosto de 2012 | 03h10

11H45 NA CULTURA

Brasil, 1959. Direção de Eurides Ramos, com Procópio Ferreira, Eliana, Herval Rossano, Wilson Grey.

Ícone do teatro, Procópio Ferreira, pai da hoje nonagenária Bibi, deixou poucos registros filmados de seu talento. Este é um deles, sobre milionário que descobre que o sobrinho desvia dinheiro de caridade para construir boate. Reprise, preto e branco,83 min.

Ratatouille

13H45 NA GLOBO

(Ratatouille). EUA, 2007. Direção de Brad Bird.

A mais genial animação da Pixar - e um dos grandes filmes da década, sobre rato que sonha ser chef. A cena em que o crítico implacável experimenta a ratatouille realiza o sonho do escritor Marcel Proust, que buscava o tempo perdido. É o tempo reencontrado. Reprise, colorido, 111 min.

Pagando Bem, Que Mal Tem?

22 H NA REDETV!

(Zack and Miri Make a Porno?). EUA, 2008. Direção de Kevin Smith, com Seth Rogen, Elizabeth Banks, Craig Robinson, Traci Lords.

Amigos de longa data, Seth Rogen e Elizabeth Banks dividem apartamento - e um monte de dívidas. Para saldá-las, fazem filme pornô. Apesar do tema escabroso, o diretor Smith faz aqui sua comédia mais romântica. Reprise, colorido, 94 min.

Lista de Espera

23 H NA TV BRASIL

Cuba, Espanha, França, México, Alemanha, 2000. Direção de Juan Carlos Tabío, com Tahimi Alvariño, Jorge Perugorría, Noel García, Alina Rodríguez, Saturnino García.

Tabío codirigiu com Tomás Gutiérrez Alea Morango e Chocolate, que fez história em Cuba por sua abordagem do homossexualismo (e foi um grande êxito de público e crítica em todo o mundo). Aqui, ele encara as dificuldades da ilha por meio da história de passageiros que fazem fila de espera para viajar sentados de ônibus. Uma pane no veículo obriga todos a uma lição de solidariedade. Ou seja - se você espera uma condenação do regime cubano, este não é seu programa. Jorge Perugorría é excepcional, como sempre, e Tahimi Alvariño foi melhor atriz no Festival de Málaga. Inédito, colorido, 107 min.

Carga Explosiva 2

23H05 NA GLOBO

(The Transporter 2). França, EUA, 2005. Direção de Louis Leterrier, com Jason Statham, Alessandro Gassman, Amber Valletta, Matthew Modine.

O segundo filme da série com Jason Statham como o transportador. Ás do volante, o cara é contratado para conduzir garoto numa trama sinistra que se passa em Miami. Statham, por eliminação, é o maior astro de ação da atualidade. Se não for ele, quem mais? Reprise, colorido, 87 min.

O Preço da Coragem

0H35 NA GLOBO

(A Mighty Heart). EUA, Inglaterra, 2007. Direção de Michael Winterbottom, com Angelina Jolie, Dan Futterman, Irrfan Khan, Will Patton.

Angelina Jolie faz a mulher do jornalista Daniel Pearl, sequestrado por radicais islâmicos no Paquistão. O sóbrio estilo documentário do diretor Winterbottom apenas realça a intensidade da atuação de Angelina. Reprise, colorido, 98 min.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.