Rádio 'Eldorado' faz enquete sobre MPB

Votação virtual que começa hoje e vai até 4 de setembro pretende chamar a atenção para pérolas históricas da canção

O Estado de S.Paulo

10 de agosto de 2013 | 02h17

A rádio Eldorado começa hoje uma enquete virtual para saber qual é, na opinião dos internautas, a melhor canção brasileira.

Os internautas deverão votar no site www.territorioeldorado.com.br para escolher uma das 50 músicas listadas pela própria Eldorado (107.3 FM). "Os critérios (para a criação da lista) foram relevância histórica e qualidade", diz Regis Salvarani, diretor de programação. Sobre o fato de haver possíveis mobilizações de fãs nas redes sociais que colocariam em risco a legitimidade da eleição, Salvarani explica: "Em se tratando de uma votação aberta, sempre há esse risco. Mas o objetivo maior é valorizar a música brasileira e jogar luz sobre essas obras, que foram fundamentais para a formação cultural do País". Chegar a um resultado incontestável, diz ele, não é a intenção do projeto. "Não pretendemos obter uma resposta definitiva, até porque, quando falamos em música, falamos em paixão. Não é uma ciência exata."

A votação começa hoje e segue até 4 de setembro. No dia 7 de setembro, a rádio vai celebrar, como no ano passado, o Dia da Música Brasileira, transmitindo 24 horas de canções. Nesse dia, o padrinho da enquete, o produtor João Marcello Bôscoli, vai anunciar o resultado durante a programação. "Até lá, vamos destacar todos os dias algumas dessas músicas na emissora, na internet e nas redes sociais", diz Salvarani. Em 2012, a Eldorado colocou no ar uma enquete que escolheu o melhor disco brasileiro das últimas décadas. Mais de 25 mil internautas participaram da votação. Na oportunidade, o álbum Ventura, da banda Los Hermanos, foi escolhido, com 11% dos votos apurados, em uma pré-lista de 30 discos essenciais. A abordagem deste ano privilegia apenas as canções clássicas da fase de ouro da música popular brasileira.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.