Queda de Nixon domina a TV paga

Sonhadora

Ubiratan Brasil, O Estado de S.Paulo

15 Julho 2010 | 00h00

15H45 NA GLOBO

(Dreamer: Inspired by a True Story). EUA, 2005. Direção de John Gatins, com Kurt Russell, Dakota Fanning, Kris Kristofferson, Freddy Rodriguez, Luis Guzman, Elisabeth Shue.

Treinador de cavalos de corrida e sua filha se juntam para salvar a vida de um animal a tempo de ele participar de um importante campeonato. Como revela o título original, trata-se de uma história inspirada em um fato real: a trajetória da égua Mariah, potranca promissora que quebrou a canela em 1993 mas, recuperada, venceu algumas corridas de classificação. Um tema, portanto, propício para a matinê. Bom programa. Reprise, colorido, 105 min.

A Lua dos Amantes

23H15 NA BAND

(China Moon). EUA, 1991. Direção de John Bailey, com Ed Harris, Madeleine Stowe, Benicio Del Toro, Tim Powell, Sam Myers.

Em uma pequena cidade da Flórida, mulher bem sensual tem várias brigas com seu marido, um banqueiro. Ela tem provas de que ele é infiel e, além disso, a critica sempre, deixando o clima entre o casal insuportável. Cansada, ela planeja um crime perfeito e usa um detetive da polícia que está fortemente envolvido com ela. O marido não imagina que será vítima de uma trama. John Bailey tornou-se famoso como diretor de fotografia de longas como Gente Como a Gente e Na Linha de Fogo. Como diretor, porém, não exibe a mesma competência nessa trama visivelmente inspirada em Corpos Ardentes, de Lawrence Kasdan. Reprise, colorido, 99 min.

Intercine

1H50 NA GLOBO

A emissora exibe o preferido do público entre Trazido Pelo Mar, de Beeban Kidron, com Vincent Perez, Rachel Weisz, Ian McKellen e Kathy Bates, sobre rapaz que deixa a Ucrânia para tentar a sorte na América. O navio em que viaja, porém, naufraga depois de uma terrível tempestade. Único sobrevivente, ele vai parar em um pequeno vilarejo da costa inglesa onde conhece uma solitária jovem que coleciona presentes trazidos pelo mar. Apontada como louca por alguns e bruxa por outros, a moça é alvo de desconfiança e desprezo, mas é ela quem oferece proteção ao rapaz. Quando se apaixonam, eles enfrentam o preconceito e a fúria do povoado. Apesar do belo visual, o filme também naufraga impiedosamente; e Vingança, de Tony Scott, com Kevin Costner, Anthony Quinn e Madeleine Stowe, sobre piloto da Marinha que, depois de se aposentar, decide visitar um velho amigo no México, que é uma espécie de chefão do local em que vive. Lá ele se apaixona pela esposa do amigo. O bom elenco segura a atenção.

Amanhã

A Globo exibe amanhã, no Intercine, o preferido do público entre Os Sonhadores, de Bernardo Bertolucci, com Michael Pitt, Eva Green e Louis Garrel, sobre estudante americano que, em maio de 1968, se muda para Paris, onde conhece na Cinemateca Francesa irmão e irmã adolescentes e cinéfilos. É o início da crônica de um amor louco, em que o diretor italiano confina seus personagens em um apartamento. Brinca o tempo todo com as esferas do público e do privado. Brinca com o despertar da sexualidade, que naquela época era item tão revolucionário quanto faixas e cartazes. É um filme também sobre o cinema (Fra, Ing, Ita, 2003, fone 0800-70-9011); e 7 Segundos, de Simon Fellows, com Wesley Snipes, Pete Lee-Wilson, sobre ex-militar de elite, agora ladrão internacional, que luta para resgatar integrantes de sua quadrilha, presos por gângsteres russos durante tentativa de assalto perfeito (Romênia, Inglaterra, 2005 fone 0800-70-9012).

TV PAGA

Todos os Homens do Presidente

23H25 NO TCM

(All the President"s Men). EUA, 1976. Direção de Alan J. Pakula, com Robert Redford, Dustin Hoffman.

Trata-se da famosa história real de dois jornalistas que, com matérias investigativas, derrubaram o presidente americano Richard Nixon, nos anos 1970. O roteiro adota o ponto de vista de Bob Woodward (Robert Redford) e Carl Bernstein (Dustin Hoffman), repórteres do The Washington Post que investigam uma denúncia sobre irregularidades no governo. A partir de uma simples investigação de invasão a um prédio comercial, eles descobrem um novo caminho de apuração. As matérias culminaram em um escândalo a ponto de obrigar Nixon a renunciar. Instigante. Reprise, colorido - 138 min

Veludo Azul

23H55 NO TELECINE CULT

(Blue Velvet). EUA, 1986. Direção de David Lynch, com Dennis Hopper, Isabella Rossellini e Kyle MacLachlan.

Um estudante encontra uma orelha humana e entrega à polícia. Mas decide investigar e acaba se envolvendo com um traficante e uma mulher misteriosa e sensual. Obra-prima de David Lynch, traz uma Isabella Rossellini estonteante e uma trilha sonora que cativa. É uma súmula das perversões, bizarrices e experimentações formais que, desde então, vêm marcando o cinema do diretor. Um excelente programa. Reprise, colorido - 119 min.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.