Dario Uzam
Dario Uzam

Quatro programas gratuitos para curtir em família no fim de semana

Teatro, musical e performance são algumas das opções para levar as crianças

Vanessa W. Skilnik, www.bora.ai

24 de junho de 2022 | 05h00

Selecionamos quatro programas gratuitos para curtir em família neste fim de semana. Para mais opções para levar as crianças, confira no www.bora.ai.

José Saramago para crianças

A Companhia Pia Fraus apresenta para o público infantil uma montagem baseada no livro O Conto da Ilha Desconhecida, do escritor português José Saramago. A apresentação ocorre em uma instalação no Museu da Lingua Portuguesa com uma barca inflável de sete metros de comprimento, uma série de bonecos e outras criaturas feitas de diversos materiais pela própria Pia Fraus.

Saguão B do Museu da Língua Portuguesa. 26/6 (domingo), 10h30. Grátis. Livre. A instalação fica no local até o dia 24 de julho, de terça a domingo, das 9h às 18h.

Teatro de bonecos sobre a Semana de Arte Moderna

Como parte do projeto 100 Anos de Arte Moderna 100 Ponto Final, a companhia de teatro de Bonecos da Articularte apresenta o espetáculo A Cuca Fofa de Tarsila, que inventa e conta de forma singela uma lenda de duelo entre o Abaporu e o mágico Boi da Lua pela disputa do amor da Negra Tarsila. O Passarinho Verde fofoca e aumenta a notícia do duelo e tudo se transforma em uma confusão tamanha que a Negra Tarsila terá que resolver com a ajuda de entes fantásticos e folclóricos como a Urutu, a Uiara e a Cuca. A peça é inspirada na obra da artista plástica Tarsila do Amaral.

CCSP – Centro Cultural São Paulo. 24/6, 10h e 14h; 25 e 26/6, 16h). Continua em julho em horários variados. Grátis, ingressos distribuídos uma hora antes de cada sessão.

'Cordel Viajante', do Núcleo Artístico Forró do Candeeiro 

Ainda no CCSP, o espetáculo musical ‘Cordel Viajante’ leva o clima de festa junina para os palcos. O espetáculo transporta o espectador para uma viagem poética pelo sertão nordestino, com direito a forró, baião, xaxado, galope, rastapé, canções juninas e também a poesia de cordel e a xilogravura. No repertório tem canções de Gonzagão, Dominguinhos, Sivuca, entre outros. Para contar essa história, o protagonista Juarez retorna ao sertão nordestino para reencontrar suas raízes e sua amada Maria, após tentar a vida na cidade grande. A viagem atinge o ápice quando ele, enfim, reencontra seu grande amor, durante uma Festa de São João em uma noite estrelada. 

CCSP – Centro Cultural São Paulo. 25/6, 19h. Grátis (retirar ingressos com 1 hora de antecedência na bilheteria). Livre (recomendamos para maiores de 6 anos)

Arte na Rua

O performer Victor Ferrari apresenta Esperar Cansa, uma proposta artística híbrida que cruza elementos do teatro, dança, artes visuais e música eletrônica e audiovisual. Durante a instalação performática em que é apresentado o personagem Cabeção, um ser extraterreste que cruza diversas paisagens da cidade abrindo brechas de fantasia e imaginação. O artista usa uma cabeça gigante incorporada à sua e  sua expressão corporal para falar sobre cansaço. 

Calçada do Itaú Cultural. Dia 26 de junho, às 13h e 15h. Grátis. 15 minutos. Livre. 

Tudo o que sabemos sobre:
criançateatro

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.