Quase 10 milhões assistiram a filmes nacionais este ano

Os filmes nacionais levaram 9,5 milhões de brasileiros ao cinema de janeiro à semana passada, o que corresponde a uma participação no mercado de 19%. O número supera o total de espectadores registrados nos 12 meses de 2008: 9,1 milhões. Lançado em janeiro, "Se Eu Fosse Você 2", dirigido por Daniel Filho, responde, sozinho, por mais de 60% do público deste ano - os ingressos vendidos passaram dos 6 milhões. "Divã", de José Alvarenga Jr, que estreou em abril, teve 1,7 milhão.

AE, Agencia Estado

22 de junho de 2009 | 11h42

Os dados foram divulgados por ocasião da posse da nova diretoria da Agência Nacional de Cinema (Ancine), que está trabalhando desde o mês passado, mas só foi oficialmente conduzida ao cargo pelo ministro da Cultura, Juca Ferreira, ontem, no Rio. O diretor presidente, Manoel Rangel, frisou que a presença dos filmes brasileiros nos cinema tem se mantido numa média de 11%. ?Só 20 países no mundo têm essa participação. E nenhum deles é latino-americano.?

No fim dos anos 90 e início desta década, eram produzidos entre 20 e 30 longas brasileiros ao ano; desde 2006, a média é de 80. Aumentar o número de salas de exibição no Brasil, fortalecer as distribuidoras nacionais, democratizar o acesso ao cinema e estimular as parcerias entre produtoras independentes e emissoras de TV são as atuais prioridades da Ancine, que conta com uma diretoria colegiada: os outros diretores são Glauber Piva, Paulo Alcoforado, empossados ontem, e Mário Diamante, nomeado em 2007. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Tudo o que sabemos sobre:
cinemaAncine

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.