EFE
EFE

Quadros da atriz Elizabeth Taylor irão a leilão em Londres

Pinturas de Van Gogh, Camille Pissarro e Degas serão vendidas na próxima semana

02 de fevereiro de 2012 | 17h12

LONDRES - A casa de leilões Christie's apresentou nesta quinta-feira à imprensa 38 quadros que pertenceram à atriz Elizabeth Taylor, entre elas pinturas valiosas de Van Gogh, Camille Pissarro e Degas.

As obras serão vendidas nos dias 7 e 8 de fevereiro, em Londres, num leilão de arte moderna e impressionista, que inclui também quadros de Picasso, Juan Gris e Miró.

A casa afirmou que espera arrecadar cerca de 175 milhões de euros. A Christie's estima que só a coleção da atriz tem um valor entre 103 e 153 milhões de euros.

Em dezembro, em Nova York, foram leiloados jóias e outros objetos pessoais de Elizabeth Taylor por um preço total de US$ 156 milhões, mais do que o previsto inicialmente.

Entre as obras que serão vendidas em Londres se destacam um autorretrato de Degas, avaliado em 510 mil euros, Macieiras de Eargny, de Pissarro, de 1,3 milhões de euros, e Vista lateral da capela de Saint-Remy, de Van Gogh, a joia da coleção, de 8,5 milhões de euros.

A atriz, que morreu em Los Angeles no ano passado, comprou a maior parte da sua coleção nos anos 60. Nascida em Londres, em 1932, Liz Taylor herdou a paixão pela pintura de seu pai, Francis Taylor, que era marchand de arte e teve uma galeria na rua Old Bond Street antes da família se mudar para a Califórnia no início da Segunda Guerra Mundial.Além da coleção da artista, Christie's leiloará obras modernistas, impressionistas e surrealistas, entre elas Le livre, do cubista Juan Gris, pintada entre 1914 e 1915 e avaliada em até 22 milhões de euros.

Outro quadro que será vendido, por um preço estimado de 7,3 milhões de euros, é Femme au fauteuil, de Pablo Picasso, uma gravura pintada em 1939 que retrata sua amante Dora Maar.

De Joan Miró, Christie's leiloará Painting-poem, pelo qual espera arrecadar 10,8 milhões de euros. Além disso, serão vendidos quadros de Claude Monet, Wassily Kandinsky, René Magritte e Robert Delaunay.

Tudo o que sabemos sobre:
Elizabeth Taylor

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.