Phillipe Halsman/ Divulgação
Phillipe Halsman/ Divulgação

Publicada na internet terceira parte de catálago com obras de Salvador Dalí

Acervo disponível online incorpora 136 novas telas atribuídas ao pintor catalão entre 1940 e 1951

EFE,

09 de maio de 2011 | 14h08

Figueres (Girona, España) - A Fundação Gala - Salvador Dalí, apresentou nesta segunda-feira, 9, a terceira parte do catálogo on-line da obra do artista, que corresponde ao período de 1940 a 1951 e incorpora 136 novas obras atribuídas ao pintor catalão.

 

O catálogo, que reúne atualmente 605 obras de Dalí, é uma ferramenta para o estabelecimento definitivo do corpo da obra pictórica do artista desde 1910, ano em que iniciou a carreira, até 1983, quando deixou de pintar por conta do mal de Parkinson e da perda de sua amada, Gala Dalí.

 

A ferramenta, que tem sido um trabalho "exaustivo e rigoroso" por parte do Centro de Estudos Dalinianos, segundo sua própria diretora, Montse Aguer, foi lançada em 2004. Seu acesso público e gratuito através da Internet constitui um dos poucos catálogos lineares de artistas plásticos do mundo, ao lado dos de nomes como William Turner e Andy Warhol.

 

"Uma das vantagens de que o catálogo seja aberto e esteja na internet, é que é possível modificar os possíveis dados errados rapidamente e também é possível realizar novas incorporações. Além disso, assim também incentivamos que todos tenham a maior informação disponível da obra de Dalí", assegurou Aguer em uma coletiva de imprensa no Teatro-Museo de Figueres, na Espanha.

 

A terceira parte do acervo presente no catálogo online da Fundação Gala foi o mais difícil de conseguir, segundo a organização, porque inclui um período - os anos 40 - em que o artista viveu nos Estados Unidos.

 

Montse Aguer revelou ainda que uma quarta parte do catálogo, compreendendo os períodos de 1951 a 1983 será preparada para lançamento nos próximos 3 ou 4 anos e finalizará o trabalho, que concentrará toda a obra da carreira de Salvador Dalí como pintor.

 

Para acessar o Catálogo Raonat, com toda a obra de Salvador Dalí até os anos 50 clique aqui.

Tudo o que sabemos sobre:
Salvador DalíArtes Plásticas

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.