Psicose, cult imperdível de Hitchcock

Pesadelo nas Alturas

LUIZ CARLOS MERTEN, O Estado de S.Paulo

02 de maio de 2012 | 03h06

16H15 NA GLOBO

(Junior Pilot). EUA, 2004. Direção de James Becket, com Mark Dacascos, Larry Miller, Eric Roberts, Jordan Garrett, Angela Watson, Jeffrey Tedmori.

Jovem especialista em simulação de voos de computador pensa que o avião em que viaja está para ser sequestrado. As coisas não são exatamente como ele pensa e o que está havendo é uma tentativa de roubo a bordo, que obriga o herói a encarar o desafio de pousar a nave, no desfecho. Mark Dacascos, grande lutador, não teve a carreira que suas habilidades permitiriam esperar. Reprise, colorido, 92 min.

Leite

22 H NA CULTURA

(Süt). Turquia, França e Alemanha, 2008. Direção de Semih Kaplanoglu, com Melih Selçuk, Basak Koklugaya, Erif Elol.

O filme intermediário da trilogia do turco Kaplanoglu sobre Yusuf. Começou com Ovo, prosseguiu com este filme e terminou com Mel, que ganhou o Urso de Ouro em Berlim. Kaplanoglu baseou-se no que não deixa de ser o princípio da inversão narrativa, contando sua história de trás para a frente. O primeiro filme é sobre Yusuf maduro; o segundo, adolescente; e o terceiro, criança. Ele quer ser escritor e se ensaia com algumas poesias que são publicadas, mas o fato de trabalhar com a mãe na leiteria da família (e morar com ela) e também de ser recusado pelo serviço militar o levam a questionar a própria masculinidade. O diretor e fotógrafo César Charlone apresenta o filme com Renata de Almeida. Um programa importante - e Mel, especialmente, é belíssimo. Reprise, colorido, 95 min.

Dando a Volta por Cima

23H15 NA RECORD

(Step Up). EUA, 2006. Direção de Anne Fletcher, com Channing Tatum, Jenna Dewan, Rachel Griffiths.

Channing Tatum faz jovem rebelde que depreda colégio e é forçado a prestar serviço comunitário numa escola de periferia. Ele se envolve com garota que precisa de parceiro para concurso de dança. A ideia da diretora Anne Fletcher é transpor a dança de rua para o palco. Tatum e Jenna Dewan formam uma bela dupla. Adivinhe se não rola um clima. Reprise, colorido, 100 min.

Jadir João Egídio: Caso com a Madeira.

0H NA CULTURA

Brasil, 2012. Direção de Rodrigo Campos.

A emissora exibe mais dois episódios da série Teimosia da Imaginação. Considerado o maior artista vivo em escultura de madeira do País, o mineiro Jadir trabalha muito os opostos - alegria e tristeza, indivíduo e grupo. Apesar da brevidade, o diretor Campos logra traçar um retrato do artista. Reprise, colorido, 25 min.

Getúlio Damado: Arte É Reciclagem

0H40 NA CULTURA

Brasil, 2012. Direção de Claudio Assis.

No bairro carioca de Santa Teresa, Damado transforma sucata em arte. O pernambucano Assis documenta o processo e vê nele um exercício de superação. Reprise, colorido, 25 min.

TV Paga

Cinco Mulheres Marcadas

12H25 NO TELECINE CULT

(Jovanka e le Altre/Five Branded Women). EUA, 1960. Direção de Martin Ritt, com Silvana Mangano, Vera Miles, Jeanne Moreau, Carla Gravina, Barbara Bel Geddes, Richard Basehart, Pietro Germi.

Ritt se tornou um autor tão importante nos anos 1960 e 70 que vale rever seus trabalhos considerados menos expressivos - como este -, em busca dos sinais de seu extraordinário talento. Cinco mulheres têm a cabeça raspada por seu envolvimento com nazistas, mas elas se redimem se integrando à resistência, durante a Segunda Grande Guerra. A ação passa-se na antiga Iugoslávia e Ritt, que se baseou num romance do italiano Ugo Pirro, contou com um elenco feminino excepcional. Reprise, preto e branco, 115 min.

Psicose

15H30 NO TCM

(Psycho). EUA, 1960. Direção de Alfred Hitchcock, com Anthony Perkins, Janet Leigh, Vera Miles, John Gavin, Simon Oakland.

O começo da trilogia edipiana de Hitchcock, que prosseguiu com Os Pássaros e culminou com Marnie - As Confissões de Uma Ladra. O mestre do suspense baseou-se num pulp de Robert Bloch sobre mulher que comete num roubo e foge, indo se hospedar no motel de Norman Bates, onde é assassinada - por quem? A narrativa avança por rupturas e a cena do assassinato na ducha se tornou emblemática. Não é exagerado dizer que ela se tornou tão influente para o cinema quanto a própria cena da escadaria de Odessa, de O Encouraçado Potemkin, do russo Sergei M. Eisenstein. Reprise, preto e branco, 107 min.

Jornada nas Estrelas - Primeiro Contato

17H55 NO MGM

(Star Trek First Contact). EUA, 1996. Direção e interpretação de Jonathan Frakes, com Patrick Stewart, Alfred Woodard, Brent Spiner, James Cromwel, Adam Scott, Tom NcDonough.

O capitão, à frente da Enterprise, tenta impedir que os borgs interfiram no tempo. Programa para trekkies de carteirinha. O diretor Frakes é ator e faz o comandante Riker. Reprise, colorido, 111 min.

Eu Tu Eles

18H35 NO CANAL BRASIL

Brasil, 2000. Direção de Andrucha Waddington, com Regina Casé, Lima Duarte, Stênio Garcia, Luiz Carlos Vasconcelos.

Andrucha foi criticado por cosmetizar a fome, mas seu filme é romântico, não uma obra de denúncia social. Regina Casé faz sertaneja que vive com três maridos. O elenco e a trilha compõem um universo vivo, forte. Reprise, colorido, 104 min.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.