'Próximo Ato' reúne Lehmman e Paulo Arantes em SP

O alemão Hans-Thies Lehamann é sem dúvida um dos mais importantes pensadores da cena teatral contemporânea. Ele cunhou o termo "teatro pós-dramático" em sua obra de mesmo título, lançada na Alemanha em 1999, editada no Brasil em 2007 pela Cosac Naify, objeto de estudo em universidades e entre grupos teatrais, tido como leitura obrigatória por pesquisadores e criadores. Pois esse pesquisador e professor da Universidade de Frankfurt está no Brasil para participar da 7ª edição do "Próximo Ato", Encontro Internacional de Teatro Contemporâneo, realizado pelo Itaú Cultural.

AE, Agencia Estado

03 de novembro de 2009 | 11h11

Na sexta-feira, às 19h30, ele lança no País seu livro "Escritura Política no Texto Teatral" (Editora Perspectiva) e, em seguida, discute em debate aberto ao público o tema Formas de Convívio: Políticas da Subjetividade. "O que é teatro político? Estamos diante de uma questão de múltipla escolha? Qual é o critério que afere ao teatro a categoria de politizado, apolítico, despolitizado, engajado? Essas perguntas, formuladas por Lehmann, são analisadas em seu livro através de ensaios sobre Sófocles, Shakespeare, Kleist, Büchner, Jahnn, Bataille, Brecht, Benjamin, Müller e Schleef, e virão à baila no debate.

No sábado, às 15h, outro pensador de grande envergadura da cena, o filósofo Paulo Arantes, vai dividir a mesa de debate com Lehmann para falar sobre o tema Formas de Convívio: Pós-Desmanche, Pós-Dramático - O Mundo das Coabitações Precárias. O francês Nicolas Bourriad abre hoje a programação de debates, às 19h30, e lança dois livros, "Estética Relacional" e "Pós-Produção - Como a Arte Reprograma o Mundo Contemporâneo", editados pela Martins Fontes.

Com curadoria de Antonio Araújo, diretor do Teatro da Vertigem, José Fernando Azevedo, do Teatro de Narradores e Maria Tendlau, do Coletivo Bruto, o evento reúne, de hoje até o dia 7, outros prestigiados pensadores nacionais e internacionais como o crítico e ensaísta Bourriad; o espanhol Óscar Cornago, doutor em filosofia e letras e pesquisador do teatro contemporâneo; o psicanalista argentino Eduardo Losicer e a teórica da performance Eleonora Fabião, do Rio. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

7.º Próximo Ato. Itaú Cultural (247 lug.). Av. Paulista, 149. Tel. (011) 2168-1776. Grátis. Info.: www.itaucultural.org.br/proximoato.

Tudo o que sabemos sobre:
teatroHans-Thies Lehamann

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.