Projeto Tela Brasil recebe inscrições em Barra Mansa-RJ

O projeto Educativo Tela Brasil, idealizado pelos cineastas Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi, segue agora para a cidade de Barra Mansa (RJ), onde ficará por três semanas, a partir do dia 13 de agosto, oferecendo gratuitamente sessões de cinema, debates, oficina de audiovisual para jovens e workshops para professores. As inscrições para os interessados em participar devem ser feitas até a próxima segunda-feira, dia 8, no Portal Tela Brasil (www.telabr.com.br).

AE, Agência Estado

04 de agosto de 2011 | 17h11

O Educativo Tela Brasil é o resultado de mais de seis anos de experiência da dupla, que é responsável pelos filmes "Bicho de Sete Cabeças", "Chega de Saudade" e "As Melhores Coisas do Mundo", na realização dos projetos Cine Tela Brasil, Oficina Tela Brasil e Portal Tela Brasil. O objetivo é unir o conhecimento audiovisual a um método educacional focado tanto nos alunos, quanto nos professores.

A grande novidade do projeto, agora, está justamente na inclusão dos professores na programação. A primeira atividade direcionada para os docentes será realizada no sábado, dia 13 de agosto, com o workshop "O Cinema Como Instrumento Educativo". Nos sábados seguintes (20/08 e 27/08), os professores terão cursos de capacitação sobre "Como Montar uma Oficina de Vídeo na Escola" e "Como Montar um Cineclube na Escola". Os participantes receberão um kit exclusivo com o material pedagógico do curso.

Além dos debates e cursos para os professores, o Educativo também oferece sessões gratuitas de cinema para escolas. Serão exibidos os filmes "O Grilo Feliz e Os Insetos Gigantes", "Eu e Meu Guarda-Chuva", "Antes Que o Mundo Acabe", "Desenrola" e "Quincas Berro D''Agua". As escolas que quiserem levar seus alunos podem se inscrever, por telefone, nos números (11) 3624-0794 e 3763-4486.

Cine-Debate

Haverá também sessões de filmes especialmente escolhidos para promover debates sobre temas relacionados ao cotidiano da escola e sobre os usos do cinema na educação, sempre com a presença de um convidado especial. No dia 31, quarta-feira, e no dia 1.º de setembro, quinta-feira, serão exibidos os filmes "Cinema Paradiso" e "Os Incompreendidos", respectivamente, no local onde se realiza o projeto, na Avenida Prefeito João Chiesse Filho, 318, Centro (Parque da Cidade). A participação é aberta ao público, sem necessidade de inscrição.

Os jovens interessados em aprender técnicas de produção audiovisual também terão sua chance durante o projeto, com a Oficina Tela Brasil. Nela, os participantes selecionados poderão aprofundar conhecimentos sobre direção, roteiro, edição e produção de cinema. O resultado das aulas será a produção de três curtas-metragens.

Depois de Barra Mansa, o projeto encerra a primeira temporada no Rio de Janeiro e segue para São Paulo, onde passará por mais três cidades.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.