Projeto no CCBB discute relação entre rock e filosofia

O projeto "A Filosofia do Rock", do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), que começa hoje e segue até 8 de novembro, vai discutir a relação entre este segmento da música e a filosofia. Em uma série de aula-show, que acontecerá uma vez por mês, a filósofa Márcia Tiburi recebe convidados para debater questões relacionadas aos temas. O convidado de hoje é Thedy Corrêa, do grupo Nenhum de Nós. As canções de Bob Dylan e os conceitos de Walter Benjamin serão usados como referência para discutir a filosofia contemporânea.

AE, Agência Estado

05 Abril 2011 | 12h00

No dia 3 de maio, será a vez do cantor e compositor Simoninha participar do debate dedicado a Beatles e Wittgenstein (pensador dos jogos de linguagem). Já no dia 7 de junho, o tema da discussão é As Mulheres na História do Rock, com a presença de Elisa Gargiulo, vocalista da banda Dominatrix.

Em um novo encontro no dia 5 de julho, Márcia e Thedy Corrêa vão debater a relação entre Legião Urbana e o filósofo francês Michel Foucault. O cantor Kid Vinil é o convidado de 9 de agosto, dia voltado ao Punk Rock e Nietzsche. No dia 13 de setembro, Velvet Underground e Nietzsche são temas do debate sobre filosofias pós-modernas.

Com a participação de Nelson Motta, no dia 4 de outubro, o tema será Rolling Stones e as Filosofias Negativas. Para encerrar a programação, no dia 8 de novembro, Márcia e Thedy conduzem as discussões envolvendo Radiohead e Nirvana, Ideologia e Sociedade do Espetáculo. No Rio, a "Filosofia do Rock" será realizada de 11 de maio a 16 de novembro.

Filosofia do Rock - Centro Cultural Banco do Brasil (Rua Álvares Penteado, 112). De: 05 de abril a 08 de novembro. Das 19h30 às 21h30. Tel.: (11) 3113-3651 / 3113-3652. Classificação etária: 10 anos. Entrada grátis (retirar ingressos 1 horas antes do espetáculo).

Mais conteúdo sobre:
músicarockfilosofiaCCBB

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.