Marcos Bizzotto/AE
Marcos Bizzotto/AE

Projeto Música na Cabeça discute o tema 'música em tempos de guerra e paz'

O professor Jorge de Almeida, da USP, é o convidado do evento desta quarta na Sala São Paulo

JOÃO LUIZ SAMPAIO, O Estado de S.Paulo

09 de maio de 2012 | 03h09

O professor da USP Jorge de Almeida é o convidado de hoje do projeto Música na Cabeça, na Sala São Paulo, a partir das 19h30. Ele vai falar sobre o tema da temporada deste ano da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo: música em tempos de guerra e paz.

Parceria entre a Osesp e o Estado, com patrocínio do Itaú Personnalité, o Música na Cabeça tem como objetivo promover reflexões sobre a programação da orquestra, a partir de palestras, encontros com artistas e debates sobre música, em um contexto cultural mais amplo.

Almeida, doutor em filosofia e professor do Departamento de Teoria Literária da USP, já participou da série em 2010, quando fez concorrida palestra sobre Gustav Mahler (o texto está disponível no site osesp.art.br, assim como outros ensaios da série).

Desta vez, aborda o tema escolhido pela Osesp para a sua temporada 2012. "Tempos de guerra e paz não apenas se sucedem na história mundial, como também se entrelaçam e confundem, afetando os compassos do próprio tempo histórico", escreve ele no texto publicado na edição de maio da Revista da Osesp, base de sua palestra. "Nessa ruidosa partitura, ressoam ainda os acordes da história da música, em contraponto com as notas e os motivos da história pessoal de compositores e ouvintes."

E como dar forma a um tema tão profundo e abrangente? - pergunta-se o professor. "A própria música, arte da organização dos tempos distintos, pode nos oferecer uma resposta. Habituada a pensar em contrastes e desenvolvimentos, ela sabe que alguns temas não devem ser expostos diretamente, mas sim reconhecidos pouco a pouco, na constantes diversidade de suas faces e sentidos", escreve ele.

A participação na série Música na Cabeça é gratuita e aberta ao público em geral, mas as vagas são limitadas. Os interessados devem se inscrever no site da orquestra.

Jorge de Almeida. Professor fala no Música na Cabeça

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.