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Projeto leva estudantes de SP ao teatro

Por Agencia Estado
Atualização:

A Secretaria Estadual de Educação de São Paulo acaba de lançar o Projeto Jovem Protagonista, que levará 240 mil alunos do ensino médio público estadual - capital e interior - para assistir de graça a 24 peças selecionadas por uma comissão de seis integrantes. A secretaria comprou 4 mil ingressos (no valor de R$ 7) de cada uma das 15 peças que serão apresentadas para escolas da capital e 20 mil ingressos, pagando o valor de R$ 3 por ingresso para cada um dos nove espetáculos que vão excursionar por cidades do interior. Projeto de inegável importância pedagógica na forma como articula cultura e educação, a experiência corre o risco de diluir-se numa simples programa para "gazetear" aula. Por isso para o aprimoramento do programa, seus idealizadores planejaram uma série de iniciativas. "A primeira delas será a confecção de um manual de apoio, elaborado por professores, para cada uma das peças", afirma o secretário estadual adjunto de Educação, Hubert Alqueres. "Os artistas foram os primeiros a pedir que o projeto não se reduzisse a uma simples ida ao teatro." A secretaria criará ainda um site que poderá ser acessado pelo endereço www.educacao.sp.gov.br. "Esse site vai trazer não só um conteúdo mais completo sobre as peças, mas também dicas de trabalhos pedagógicos desenvolvidos por especialistas", diz Alqueres. "Uma peça como A Comédia do Trabalho, da Cia. do Latão, por exemplo, permite um estudo amplo sobre a evolução das relações trabalhistas ao longo da história. E o texto propicia ainda um estudo muito interessante de linguagem na aula de português ou literatura." Da mesma forma, um espetáculo como Novas Diretrizes para Tempos de Paz, de Bosco Brasil, pode render uma excelente aula de história. "Com a guerra no Afeganistão, há um interesse pelo tema, que pode ser melhor debatido a partir da montagem." Alqueres chama atenção ainda para o tema da violência urbana e juvenil, explorado na peça Suburbia. "Um dos primeiros critérios de escolha foi verificar o potencial pedagógico das 65 montagens inscritas para o projeto. O segundo foi a criatividade porque era importante que os alunos percebessem que o teatro pode ser um exercício de linguagem. Outra vertente foi composta por autores clássicos, com os quais os alunos devem ter contato, como Shakespeare." Hubert Alqueres ressalta ainda que cada escola poderá escolher, por meio do site, a montagem para a qual vai levar seus alunos. "Se uma escola tem 400 ingressos disponíveis, ela pode escolher, por exemplo, levar cem alunos para quatro peças diferentes. E isso será aproveitado para uma troca de impressões." Outro importante desdobramento do Projeto Protagonista deve ser o estímulo à formação de grupos de teatro nas escolas. "Também no site, alunos e professores poderão encontrar uma série de dicas para a realização de um espetáculo. Vamos também criar links com outros sites que tragam textos teatrais e história do teatro, entre outras informações sobre o produção brasileira e mundial." A continuidade, sempre rara em programas como esse, também é preocupação da secretaria. "Queremos abrir uma nova edição já em agosto."

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