PREPARATIVOS PARA O CENTENÁRIO

Como a arquiteta Lina Bo Bardi nasceu em 5 de dezembro de 1914 em Roma, comemora-se em 2014 seu centenário. Um comitê do qual fazem parte membros do Instituto Lina Bo e P.M. Bardi, como o arquiteto e professor Renato Luiz Sobral Anelli, está preparando projetos em torno da efeméride, mas, por ora, nada ainda está acertado. "Provavelmente, vamos fazer uma parceria com o Sesc (para as comemorações) e está sendo cogitada uma exposição na Galeria Nacional de Arte Moderna de Roma, que seria uma espécie de volta à cidade onde ela nasceu", conta Anna Carboncini Masini.

O Estado de S.Paulo

14 Fevereiro 2013 | 02h08

O Arquivo Documental Lina Bo Bardi já tem sido de extrema valia para as pesquisas feitas para a realização da mostra em Roma. Faltam apoios, até mesmo para uma estruturação permanente do instituto que leva o nome da arquiteta, que chegou ao Brasil em 1946, e de seu marido, figuras fundamentais da cultura brasileira. "Temos algumas pessoas trabalhando aqui, mas vamos ter de batalhar mais para o próximo ano", diz Anna.

Por ora, a Casa de Vidro, sede da entidade, é aberta à visitação do público mediante agendamento. A exposição The Insides Are on the Outside / O Interior Está no Exterior, que vem sendo preparada desde 2011 e tem curadoria do suíço Hans Ulrich Obrist, vai ser inaugurada em 4 de abril. É uma mostra com obras especiais criadas para o local por artistas e arquitetos nacionais e estrangeiros como Cildo Meireles e Dan Graham. / C.M.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.