Prêmio Passo Fundo de Literatura anuncia finalistas

Evento bienal selecionou melhores livros entre 228 romances inscritos; vencedor sai dia 22

Raquel Cozer, O Estado de S.Paulo

11 de agosto de 2011 | 00h00

Foram anunciados ontem os finalistas do 7º Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura, selecionados entre 228 romances inscritos, publicados entre junho de 2009 e maio de 2011. Estão entre os concorrentes Azul-Corvo, de Adriana Lisboa; Um Erro Emocional, de Cristovão Tezza; Natália, de Helder Macedo; Cidade Livre, de João Almino; Rei do Cheiro, de João Silvério Trevisan; Estive em Lisboa e Lembrei de Você, de Luiz Ruffato; Diário da Queda, de Michel Laub; O Planalto e a Estepe, de Pepetela; Outras Vidas, de Rodrigo Lacerda; e Passageiro do Fim do Dia, de Rubens Figueiredo.

Embora o prêmio aceite inscrições de autores de outros países de língua portuguesa (e até de nações de fora da comunidade lusófona, como Inglaterra e Tailândia), neste ano só dois, o português Macedo e o angolano Pepetela, ficaram na lista final. As editoras com mais indicações são a Record e a Companhia das Letras, com três cada uma. Integram a comissão julgadora Regina Zilberman, Ignácio de Loyola Brandão, José Luís Jobim de Salles Fonseca, Miguel Sanches Neto e Benjamin Abdala Junior.

O vencedor será anunciado no próximo dia 22 de agosto, no evento de abertura da 14ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo (RS), e receberá R$ 150 mil, em vez dos R$ 100 mil das edições anteriores. O evento bienal, cuja última edição premiou O Filho Eterno, de Cristovão Tezza, em 2009, terá neste ano convidados como Beatriz Sarlo, Alberto Manguel e Gonçalo Tavares.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.