Divulgação
Divulgação

Prêmio Brasília de Literatura anuncia vencedores

Michel Laub, Affonso Romano de Sant'Anna e Fernando Morais estão entre os premiados

Maria Fernanda Rodrigues, O Estado de S.Paulo

13 de abril de 2012 | 19h02

O gaúcho Michel Laub, autor de Diário da Queda, é o vencedor do 1º Prêmio Brasília de Literatura na categoria romance. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, em Brasília. O segundo lugar ficou para Marcos Lucchesi, por O Dom Crime

Na categoria contos e crônica, o primeiro lugar foi para Antônio Prata, por Meio Intelectual, Meio de Esquerda, e o segundo, para Dalton Trevisan, autor de O Anão e a Ninfeta. Nilma Lacerda venceu a categoria infantojuvenil com o livro Sortes de Villamor e Rosa Amanda Strausz ficou na segunda posição com Um Nó Na Cabeça.

O melhor livro de reportagem foi Os Últimos Soldados da Guerra Fria, de Fernando Morais. Tom Cardoso, autor de O Cofre do Doutor Rui, foi o segundo colocado. José Paulo Cavalcanti Filho ganhou em biografia pelo livro Fernando Pessoa - Uma Quase Biografia e Jorge Ferreira levou o segundo prêmio. Ele é autor de João Goulart - Uma Biografia.

Affonso Romano de Sant'Anna ganhou na categoria poesia pelo título Sísifo Desce a Montanha. Donizete Galvão e seu O Homem Inacabado ficaram na segunda posição.

Foram inscritos 1.700 livros. Os primeiros colocados ganham R$ 30 mil e o segundo, R$ 10 mil.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.