Preconceito

A Lua será Vazia das 7h29 até as 10h03, horário de Brasília

Oscar Quiroga, O Estado de S.Paulo

29 de maio de 2011 | 00h00

Preconceito é a medida de ignorância de uma civilização, é o enclaustramento mental de onde surge o fanatismo, o sectarismo e toda forma de promover separação. Há preconceito fundamentado em supostos livros sagrados, em ideologias políticas, em ideologia materialista e por aí vai a lista, mas em todos os casos não passa da mesma expressão: ignorância do princípio da vida Una em que tudo e todos comungamos. Os aparentemente privilegiados são tão ignorantes quando se referem preconceituosamente aos menos privilegiados quanto o são os que aparentemente nunca tiveram privilégio nenhum ao se referir às classes mais abastadas com ideias fantasiosas. O preconceito sempre será o mesmo, uma forma idiota de ignorância, porque é a pior delas, é a vontade de nada saber a respeito da vida.

ÁRIES 21-3 a 20-4

A importância real dos relacionamentos não se pode medir de acordo a interesses materiais, porque esses serão sempre passageiros. A importância se mede através dos vínculos invisíveis, mas não por isso menos reais.

TOURO 21-4 a 20-5

Ainda que os resultados pretendidos demorem infinitamente mais do que o desejável, mesmo assim continue dando seu melhor a todo momento. Afinal, esta é uma ótima oportunidade para atualizar sua capacidade de trabalho.

GÊMEOS 21-5 a 20-6

É importante você discursar para tentar convencer sua plateia a respeito de suas razões. Porém, ainda mais importante é, neste momento, você perceber que não há nada de racional nas coisas que andam acontecendo.

CÂNCER 21-6 a 21-7

Insistir é uma forma de fazer valer suas opções. Porém, apenas os resultados dirão se essa era a forma mais sábia de agir, e quando os resultados vierem, será tarde para retificar o rumo que as coisas terão tomado.

LEÃO 22-7 a 22-8

Algumas verdades precisam ser ditas, mas sem agarrar-se à expectativa de que os resultados sejam estritamente favoráveis a você de forma imediata. Diga as verdades apenas porque isso é necessário e nada mais.

VIRGEM 23-8 a 22-9

O amplo panorama de possibilidades se estreitou e, a partir de agora, uma ou duas apenas estarão disponíveis. Por um lado, isso é melhor, porque evita indecisões. Pelo outro, nem tanto, porque limita a criatividade.

LIBRA 23-9 a 22-10

Os momentos de claro entendimento sobre o que acontece se alternam com outros, de desânimo, porque a mente fica opaca e cheia de preocupações. Trabalhe com a certeza de que esse estado de coisas é temporário.

ESCORPIÃO 23-10 a 21-11

Esse sentimento de solidão faz as coisas parecerem mais pesadas do que são. Não há nada de tão errado na solidão, afinal, há coisas que ainda são incompreensíveis e, por isso, não há como comunicá-las direito

SAGITÁRIO 22-11 a 21-12

A ajuda que você prestar não terá retorno imediato, mas agregará mais uma semente ao processo de melhoria do mundo. Há uma onda em movimento nesse sentido e você tem em mãos a oportunidade de participar dela.

CAPRICÓRNIO 22-12 a 20-1

Seja mais do que as dificuldades que atrapalham seu desempenho. Importante não é obter sucesso imediato, mas o esforço de superar as adversidades, porque é assim que uma alma demonstra seu verdadeiro valor.

AQUÁRIO 21-1 a 19-2

De qualquer forma e em última instância você acabará fazendo o que lhe der na telha. Por isso, não é imprescindível envolver-se em discussões tentando explicar suas razões, porque, no fundo, não há nada para explicar.

PEIXES 20-2 a 20-3

Por que buscar soluções fáceis que agradem a todos quando a perspectiva real não seria essa? Melhor aceitar a realidade com seus ingredientes verdadeiros e agir de acordo com a necessidade, dando seu melhor a todo momento.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.