Plano de viagem

Thais Caramico,

06 de dezembro de 2010 | 18h24

 

As férias estão chegando, oba! E você já deve saber o que vai fazer. Mas para tornar esse período ainda mais legal, o Estadinho conversou com quatro crianças (e suas mães), especialistas em arrumar as malas e embarcar, para pegar dicas de como se divertir antes, durante e após a viagem.

 

Não interessa se é no Brasil ou em outro país. Mais do que o destino, o bacana é estar com a família e os amigos, e aproveitar tudo o que há de diferente: reconhecer cenários de filmes, experimentar comidas e brincadeiras novas, e criar histórias imaginando o que tem nos castelos, no fundo mar, no meio do mato.

Viajar é sair da rotina para aproveitar um mundo novo. É mudar até o jeito de como vemos as coisas. Leia as sugestões desses quatro viajantes e boas férias!

 

 

  

Lucas Chaia tem 8 anos e já conhece 32 países, em quase todos os continentes. Na África, nem sentiu medo do rinoceronte que correu atrás dele e de seus pais. A primeira coisa que faz quando chega num lugar diferente é procurar um parque para brincar ao ar livre.

 

 

 

 

Vai para onde?

Tente tomar parte na escolha do destino da viagem, se ela ainda não estiver fechada. Pegue o mapa-múndi e converse com seus pais sobre lugares que lhe chamam a atenção. É legal pensar desde o começo na cultura, nas brincadeiras de lá...

 

 

Sem sair do lugar

Pesquisar comidas, filmes, livros e músicas sobre o destino, antes da viagem, é divertido e ajuda a entrar no clima. Você se lembra que a turma de Madagáscar se encontra em um parque em Nova York? Veja a animação e conheça o Central Park antes de pisar nele.

 

 

Amigo a bordo

Você vai descobrir muitas brincadeiras diferentes na viagem. Mas uma dica boa é levar um de seus brinquedos preferidos. Assim, se a viagem demorar a passar, o avião atrasar ou até se bater muitas saudades de casa, você tem ele por perto.

 

 

Que mala!

Arrumar a mala normalmente é tarefa dos pais. Mas é sua função lembrá-los de que não precisa levar a casa inteira para a viagem, pois tem criança no mundo todo e, se algo fizer falta, é só comprar no local. Assim, fica tudo mais leve!

 

 

 

 

 

 

 

Correio legal

Já pensou em mandar um cartão-postal para você mesmo durante a viagem? Escreva tudo o que está vendo e sentindo e poste a carta. Depois, já de volta, é só esperar ela chegar para relembrar todos os momentos gostosos da viagem.

 

 

 

 

 

Viaje em todos os sentidos!

Uma das magias de estar em um lugar diferente é sonhar com um mundo cheio de possibilidades que, no dia a dia, não fazem parte da nossa vida. Se estiver num castelo, crie sua espada imaginária para enfrentar um possível dragão que mora na torre. No parque, observe como vivem os pássaros que moram ali. Eles falam outra língua? E como brincar com o boneco de neve? É só soltar a imaginação!

 

 

 

 

Para nunca esquecer

Durante a viagem, tire muitas fotografias, faça um diário com fotos e textos, e grave vídeos. Mas depois, quando voltar, organize tudo isso e relembre cada coisinha que aconteceu. Chame os amigos e conte como foi a sua viagem.

 

 

Com um ano de idade, Daniel Sampaio (hoje com 7) fez sua primeira viagem internacional: Nova York. E já voltou quatro vezes! Ele também conhece Canadá, Chile, França, Itália, Espanha e por aí vai. No Palácio de Hampton Court, na Inglaterra, viu a encenação do casamento do rei com sua esposa. E até ajudou a escolher o vestido de noiva da atriz.

 

 

 

 

Você também tem dicas ou relatos de viagem? Conte para a gente! estadinho@grupoestado.com.br

 

Quer mais dicas sobre livros de viagem e lugares incríveis para conhecer no mundo? Veja no blog

 

 

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.