Planeta e mundo

Lua Cheia será também Vazia das 15h11 até 17h04, horário de Brasília

Oscar Quiroga, O Estado de S.Paulo

19 de março de 2011 | 00h00

Afirmar que nosso planeta seja um lugar de expiação seria curvar-se à ideologia que sustenta o mundo injusto em que existimos. O mundo e o planeta são coisas completamente diferentes. O planeta é o corpo de expressão de uma vida colossal que está além de nossa capacidade de compreendê-la, inclusive porque é ela que nos compreende e não o contrário. O mundo é o produto da criatividade humana, o resultado dos consensos silenciosos em que acreditamos e nos acomodamos. O mundo, por isso, não existe por si mesmo, depende de continuarmos acreditando nele. É o mesmo caso de dinheiro, que só vale quanto nós acreditarmos nele. Se você acredita que este planeta deve ser um lugar de castigo é porque você quer castigo ou quer aplicá-lo em alguém.

ÁRIES 21-3 a 20-4

Enquanto a sua alma conquista terreno e avança inexoravelmente na direção dos objetivos pretendidos, também perde margem de manobra e toda decisão se torna infinitamente mais difícil do que era no passado.

TOURO 21-4 a 20-5

A gestação dos assuntos que sua alma considera importantes será mais longa do que o imaginado. Contudo, considere isso um bom sinal, pois as melhores coisas da vida precisam de longos processos de amadurecimento.

GÊMEOS 21-5 a 20-6

Novas pessoas com ideias diferentes servirão para renovar o círculo social pelo qual você transita a maior parte do tempo. Essa renovação é de fundamental importância para você entrar no futuro que está em gestação.

CÂNCER 21-6 a 21-7

O avanço é significativo e por isso não seria bom você deter-se a fazer considerações, mas seguir em frente. Se tudo é diferente do imaginado não significa que necessariamente seja distante daquilo que satisfará a sua alma.

LEÃO 22-7 a 22-8

Pontos de vista que serviram para sua alma fazer julgamentos da realidade no passado perderam sua validade e, com velocidade vertiginosa, transformam-se em preconceitos. É imprescindível mudar os pontos de vista.

VIRGEM 23-8 a 22-9

Entre perder e ganhar, a alma civilizada sempre prefere ganhar. Porém, no caso da atualidade é necessário perder de vista quanto antes os hábitos que ancoram sua alma a uma realidade que não existirá mais no futuro.

LIBRA 23-9 a 22-10

As pessoas andam enlouquecendo mesmo, essa realidade não é apenas uma impressão, mas a mais fiel descrição do mundo. Contudo, esse é um enlouquecimento necessário, já que o mundo não é nem mais será o mesmo.

ESCORPIÃO 23-10 a 21-11

Tudo é mais lento e trabalhoso do que sua alma gostaria, mas isso não significa que algo esteja funcionando mal. Assim são as coisas, o processo de aperfeiçoamento é lento e progride através das dificuldades.

SAGITÁRIO 22-11 a 21-12

Suas ideias mais loucas encontram oportunidade de realização. Ante essa perspectiva será difícil encontrar pessoas com o mesmo nível de entusiasmo, o que se converterá numa dificuldade muito específica.

CAPRICÓRNIO 22-12 a 20-1

É urgente introduzir várias reformas no ritmo cotidiano e isso, apesar de necessário, não é tão simples assim. É que os hábitos resistem bravamente a toda perspectiva de transformação. Porém, é urgente e necessário.

AQUÁRIO 21-1 a 19-2

Em vez de deter-se para discutir cada detalhe do que foi colocado em marcha, procure demonstrar suas ideias através da prática. O exemplo irradiado assim será muito mais eficiente na comunicação do que mil palavras.

PEIXES 20-2 a 20-3

É o momento certo para iniciar um longo e profundo processo de reorganização da vida e se depois de finalizado não tiver ficado pedra sobre pedra da estrutura do seu passado, essa será a melhor perspectiva possível.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.