Pintura rara de Frida Kahlo vai reaparecer em leilão

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Por Walker Simon

PUBLICIDADE

NOVA YORK, 7 de abril (Reuters Life!) - Uma pintura de Frida Kahlo de um ídolo pré-hispânico que passou anos sem ser vista irá a leilão em maio na casa Christie's, quando reaparecerá publicamente pela primeira vez em 72 anos, informou a casa de leilões.

Vendida em 1938 em uma galeria de Nova York, "Sobrevivente" permaneceu sem ser vista desde então, sem que sua imagem fosse divulgada, até ser enviada neste ano para ser oferecida no leilão de arte latino-americana que a Christie's promoverá em 26 de maio.

"Justamente quando você pensa que tudo sobre Kahlo já foi dito e feito você topa com este tesouro, que nunca trocou realmente de mãos, tendo ficado com a mesma família", disse o chefe de arte latino-americana da Christie's, Virgilio Garza.

"Sobrevivente" é uma das poucas pinturas de Kahlo a mostrar um ídolo pré-colombiano, disse Garza. Ela mostra uma figura marrom de um guerreiro em pé, com adorno branco na cabeça. O ídolo está em um campo com uma casa abandonada no alto de um penhasco, tendo ao fundo um céu turbulento em tons de preto, azul, cinza e amarelo.

Na época em que o pintou, Kahlo estava separada de Diego Rivera, outro grande pintor mexicano, e aguardava a formalização de seu divórcio, tendo descoberto o caso extraconjugal que ele mantinha com a irmã dela.

"Sobrevivente", que tem o tamanho da palma de uma mão, está enquadrado em uma moldura de estanho típica das pinturas religiosas votivas de Oaxaca, Estado do sul do México de população predominantemente indígena.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.