
19 de janeiro de 2011 | 17h40
É a primeira vez em 80 anos que é exibida na Europa a tela "La Lecture," ou "A Leitura," um retrato erótico e colorido da voluptuosa Marie-Therese adormecida em uma cadeira, nua, com a cabeça caída para trás e um livro aberto em seu colo.
Pintado a óleo em tons fortes de amarelo, verde e vermelho, no auge do período descrito pelos especialistas como a fase "apaixonada" de Picasso, o quadro será o lote principal de um leilão de arte impressionista e moderna que a Sotheby's fará em Londres.
Especialistas prevêem que a tela seja arrematada por entre 12 e 18 milhões de libras (19 a 29 milhões de dólares). No ano passado, outro retrato feito por Picasso de Marie-Therese, em 1932, "Nu, Folhas Verdes e Busto," foi vendido pela casa de leilões rival Christie's, em Nova York, por 106 milhões de dólares --um recorde absoluto para um leilão de arte.
"No início dos anos 1930, Picasso estava poeticamente apaixonado, fato que se refletia em suas cores maravilhosas e composições lindas," disse à Reuters Philip Hook, diretor do departamento de arte impressionista e moderna da Sotheby's de Londres.
"Este período é o mais desejável de todas as fases de Picasso, pelo menos em termos do mercado."
Marie-Therese foi uma de uma série de amantes e musas que inspiraram Picasso ao longo de sua carreira prolífica, que durou oito décadas.
(Reportagem de Vicky Buffery)
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.