Divulgação
Divulgação

Pinacoteca revela os tesouros da Colômbia

'Ouros de Eldorado: Arte Pré-Hispânica da Colômbia': 290 peças e objetos arqueológicos do Museo del Oro

28 de maio de 2010 | 05h00

Marina Vaz - O Estado de S. Paulo

 

SÃO PAULO - No século 16, um cronista europeu presenciou um ritual de uma tribo sul-americana: o líder daquele povo tinha o corpo coberto por ouro em pó e entrava em uma jangada cheia do metal precioso. A cena deu origem ao mito sobre Eldorado, a ‘cidade de ouro’. Este fascínio pelas peças feitas no atual território colombiano também pode ser experimentado em Ouros de Eldorado: Arte Pré-Hispânica da Colômbia. A mostra reúne 290 artefatos de ouro e objetos arqueológicos do Museo del Oro, em Bogotá. O aspecto e as tonalidades das peças variam bastante - resultado das 12 técnicas de ourivesaria e metalurgia desenvolvidas pelas populações locais. Marina Vaz

Adoração natural

O culto à natureza é característica comum às várias culturas que habitavam o que é hoje a Colômbia. Ele está presente em diversas figuras antropozoomórficas (com características humanas e animais), como o peitoral da foto de 1 a.C. a 700 d.C.

 

Pinacoteca do Estado. Pça. da Luz, 2, Luz, 3324-1000. 10h/18h (fecha 2ª). Abre sáb. (29), 11h. R$ 6 (sáb., grátis). Até 22/8.

Tudo o que sabemos sobre:
Arte Pré-Hispânica da Colômbia

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.