Pinacoteca de SP exibe obras de fotógrafos de destaque

A Pinacoteca do Estado de São Paulo apresenta a mostra Um Acervo em Preto e Branco, 65 fotografias de destaque do acervo do museu que reúne cerca de 600 imagens (centradas na produção brasileira). O curador de fotografia da Pinacoteca, Diógenes Moura, selecionou para a mostra trabalhos emblemáticos da coleção, feitos por Boris Kossoy, Claudia Andujar, Carlos Moreira, Cristiano Mascaro, Fernando Lemos, German Lorca e Thomaz Farkas.

AE, Agencia Estado

29 de maio de 2009 | 12h03

?A exposição é uma conversa entre amigos e surpreendeu-me a relação que há entre os fotógrafos pelas suas imagens?, diz Moura. Faz-se, portanto, um percurso livre entre as criações, que dialogam sutilmente pelos temas que apresentam ou pela aparição de São Paulo em grande parte delas (apenas o português radicado no Brasil, Fernando Lemos, está representado pelos retratos de tom surrealista que fez em Lisboa no início dos anos 50).

Entre os destaques da mostra - cuja imagem mais antiga, de 1947, é de German Lorca -, está a série Bom Retiro e Luz - O Roteiro, feita entre 1975/76 por Cristiano Mascaro especialmente para a Pinacoteca. ?A série, a primeira criada a pedido do museu, tem 23 imagens, mas selecionei 12?, diz o curador. Outro, ainda, é o Álbum de 60 Anos de Fotografia de Thomaz Farkas, com imagens emblemáticas de toda a carreira do fotógrafo. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

Tudo o que sabemos sobre:
exposiçãoPinacoteca

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.