Divulgação
Divulgação

Pinacoteca apresenta acervo de fotos em preto e branco

Exposição com imagens de situações do cotidiano brasileiro abre a partir deste sábado no museu

Marina Vaz, O Estado de S. Paulo

22 de maio de 2009 | 11h52

Homens lendo jornais à procura de emprego. Uma loja de vestidos de noiva sendo fechada. Crianças em frente a um prédio na Mooca nos anos 50. Situações do cotidiano brasileiro como essas serão expostas a partir deste sábado, 23 na Pinacoteca, em Um Acervo em Preto e Branco: Fotografias.

A exposição reúne 75 imagens tiradas por sete importantes nomes da fotografia no Brasil, como Thomaz Farkas, Cristiano Mascaro, Boris Kossoy e German Lorca. “Esta é uma das poucas vezes em que artistas tão importantes podem ser vistos juntos”, avalia Diógenes Moura, curador de fotografia da Pinacoteca.

As fotos foram tiradas entre os anos de 1947 e 1980 em várias cidades brasileiras. Entre elas, há a série ‘Bom Retiro e Luz: um Roteiro’, feita por Mascaro em 1976 especialmente para a Pinacoteca.

Em ‘Fogo no Bonde’, primeira imagem tirada por German Lorca no centro da cidade, em 1947, o artista revela sensibilidade. “Podemos perceber que ali tinha uma pessoa que sabia olhar; é documental, mas também poética”, diz Moura.

Em comum entre os artistas, está o estilo simples de fotografar, em que jogos de luz e enquadramentos revelam a beleza da obra sem grandes interferências ou excesso de informação. “É uma mostra muito delicada e silenciosa”, comenta o curador. Entre no clima e aprecie cada foto. Em silêncio.

Um Acervo em Preto e Branco Pinacoteca do Estado. Pça. da Luz, 2, Luz, 3324-1000. 10h/18h (fecha 2ª). Abre sáb. (23), 11h. R$ 4 Até 9/8.

Tudo o que sabemos sobre:
Pinacoteca do Estado

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.