Pianista de uma mão só se forma em prestigiosa escola britânica

Ele havia sido desestimulado ao tentar se matricular quando adolescente, mas persistiu e chegou ao Royal College of Music.

BBC Brasil, BBC

15 de agosto de 2012 | 07h06

Quando adolescente, o britânico Nicholas McCarthy, de 23 anos, tentou uma vaga em uma escola para jovens pianistas. Mas foi recusado - não pode fazer o teste de admissão e ouviu que jamais teria sucesso em sua tentativa. O diretor da escola em questão disse a ele que seria melhor não desperdiçar o próprio tempo e o tempo de outras pessoas.

Mas persistir valeu a pena. McCarthy, que nasceu sem a mão direita, tornou-se o primeiro pianista de uma mão só a se formar, no mês passado, no prestigioso Royal College of Music, em Londres.

O jovem começou a ter aulas de piano aos 14 anos. Aos 17, garantiu um lugar no departamento de uma das mais importantes escolas de música londrinas.

Ravel, Prokofiev e Bartók estão entre os compositores que escreveram peças tocadas somente com a mão esquerda. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.