Paul Newman em box e biografia justa

Morto há dois anos, o ator norte-americano Paul Newman (1925- 2008) é lembrado pelo selo Paragon, da Continental, que está lançando uma caixa com três DVDs de seus melhores filmes, O Mercador de Almas (The Long Hot Summer, 1958), Doce Pássaro da Juventude (Sweet Bird of Youth, 1962) e Quatro Confissões (The Outrage, 1964). Simultaneamente, a editora Agir coloca no mercado Paul Newman: Uma Vida, biografia escrita pelo americano Shawn Levy. Curiosamente, o crítico revela que o ator tinha horror à idolatria dos fãs e aversão à agitação midiática em torno de seu ofício de ator.

Antonio Gonçalves Filho, O Estado de S.Paulo

25 de novembro de 2010 | 00h00

O pacote com os DVDs reúne grandes interpretações de Newman, entre elas a que lhe garantiu o prêmio de melhor ator no Festival de Cannes de 1958, a do amoral Ben Quick de O Mercador de Almas, solidificando sua posição na Hollywood dos anos 1950 como o jovem talento feito para personificar tipos sensuais e fora do sistema. Tanto é verdade que ele prosseguiu na trilha dos rebeldes e desajustados. Quatro anos depois, faria um gigolô na adaptação cinematográfica da peça de Tennessee Williams, Doce Pássaro da Juventude, e um bandoleiro julgado por assassinato em Quatro Confissões.

Dois dos filmes da caixa foram dirigidos por Martin Ritt (1914- 1990), cineasta que foi professor de Newman no Actor"s Studio e um crítico severo da sociedade norte-americana, mais conhecido por ter realizado Norma Rae, filme sobre uma líder operária. Assim, parece natural que ele tenha escolhido a literatura de William Faulkner como base de O Mercador de Almas, drama sobre um fugitivo que acaba se envolvendo com a filha (Joanne Woodward) de um desonesto proprietário de terras (Orson Welles) no Mississippi. O patriarcalismo e os negócios escusos são o foco da versão de Ritt, que carrega nas tintas sociais em Quatro Confissões, sobre um homem que pode ter sido injustamente condenado por assassinato - caso discutido numa estação de trem por um trapaceiro, um minerador e um padre.

O ator era bastante rigoroso na escolha de seus personagens. Como o gigolô Chance, de Doce Pássaro da Juventude, Newman mostrou talento e mais partes do corpo do que gostaria a censura americana. O diretor Richard Brooks teve de suavizar sua relação com uma atriz insegura (Geraldine Page) após o fracasso de um filme, alterando o conteúdo da peça original de Williams.

BOX NEWMAN DVD Paragon/Continental.

Box com três discos. Preço médio: R$ 159

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.