Passagem de Som

TRUE "BROMANCE"

Lúcio Ribeiro, O Estado de S.Paulo

28 de agosto de 2010 | 00h00

QUEM DISSE QUE ELES SÃO GAYS?

Bromance, palavra bastante atual no cinema e na música pop, é o "romance de brothers", amigos do mesmo sexo (masculino), tão amigos, mas tão amigos... e só. Relacionamento íntimo não sexual entre caras. Enfim, "guy"s love", sem serem gays.

A banda de rock que mais representou o bromance no mundo, pelo menos a mais famosa, foi a inglesa Libertines. O amor entre amigos do peculiar Pete Doherty e seu cara-metade companheiro Carl Barat sempre foi tocante e explícito, enquanto a banda existiu, do final dos anos 90 até meados dos 00.

Esteve em lindas letras, era explícita nas músicas, vista nos shows quando no palco cantavam juntinhos no mesmo microfone, trocavam sorrisos e olhares sinceros. E pautou, como um namoro tradicional, o fim do Libertines, por causa das brigas do casal e o desgaste do relacionamento. Num certo momento, virou ódio.

Acontece que hoje, na Inglaterra, o Libertines e o bromance entre Doherty e Barat voltam aos palcos diante de milhares de pessoas. A banda é atração forte do gigantesco Reading Festival, um dos principais eventos musicais jovens do planeta, com mais e 200 bandas de todos os tamanhos e ritmos tocando em três dias. No palco principal do Reading, neste sábado, o Libertines, que não toca junto desde 2004, só não tem mais lugar de destaque que o canadense Arcade Fire.

Como uma verdadeira novela indie das 8, os ingleses vão acompanhar em peso, ao vivo, pelo rádio ou pela internet, esse emocionante capítulo da volta "às boas" do casal Carl Barat e Pete Doherty, para ver o quanto esse amor dura desta vez.

E aqui no Brasil um caso explícito de bromance é visto no trabalho da banda paulistana Holger, quinteto que multiplica por cinco o bromantismo, de tão inseparáveis que são. Bonito de se ver.

Com compromissos marcados para shows em Uberlândia (hoje), São Paulo, Nova York e Montreal (Canadá), sem falar na escalação certa no megafestival Planeta Terra (novembro), o Holger prepara o lançamento do seu esperado primeiro álbum, com gravadora por trás e produção gringa, marcado para sair no dia 11 de setembro.

Nesta semana, os meninos mui amigos do Holger soltaram um vídeo novo na internet, para uma música que vai estar no primeiro disco. Chama-se Let"em Shine Below, cantada em inglês. O vídeo mostra o Holger num final de semana na praia, fazendo drinks uns para os outros, mergulhando juntinhos, rindo abraçados, fazendo guerra de areia. Um amor de banda. Amor não gay. Apenas um bromance visceral.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.