Passagem de Som

ALTA TEMPORADA

Lúcio Ribeiro, O Estado de S.Paulo

03 de julho de 2010 | 00h00

TODOS OS SONS DO 2º SEMESTRE

A primeira Passagem de Som de julho está aqui para lembrar que começou o segundo semestre. E isso, mera banalidade para os comuns, é de grande importância para os fãs de música pop, esses seres incomuns, como falava Nick Hornby. Há anos o 2º semestre brasileiro virou uma loucura em termos de shows internacionais, festivais, agitos pop-rock-eletrônico em geral. E apuramos que uma série de grandes nomes do pop gringo, para todos os gostos, vem para o Brasil a partir deste mês até o final do ano. Veja:

1) O Museu da Imagem e do Som vai sediar um festival de cultura contemporânea. Chamado Rojo/Nova, vai receber a dupla indie-eletrônica inglesa F**k Buttons, que faz uma espécie de pós-rock para as pistas. Em 12 de agosto.

2) O ecofestival SWU ainda não oficializou, mas a banda já. O grupo ska-punk Sublime estará entre as 60 atrações prometidas para o ''nosso Woodstock''. A banda, que cheira anos 90 demodê, se junta a Pixies, Yo La Tengo, Dave Matthews, Linkin Park (foto)e outros, que a gente sabe que vem.

3) O Bon Jovi, vem em outubro. Bon Jovi está em ação em palcos americanos neste mês de julho, com a turnê do álbum The Circle, de 2009.

4) Outro que confirmou é o veterano Echo & The Bunnymen, de glorioso passado no pós-punk britânico dos anos 90. Ian McCulloch e seus amigos tocam nos dias 11 (SP, Credicard Hall) e 12 (BH, Chevrolet Hall) de outubro. Tem cara de show "normal" dos Bunnymen. Mas bem que podia ser a apresentação especial, faixa-a-faixa, do grande álbum Ocean Rain, de 1984, que a banda faz às vezes nos EUA e no Reino Unido.

5) A dupla francesa AIR parece estar confirmada para ecoar tecidos eletrônicos finos na Chácara do Jockey, dia 16 de outubro, em festival da Natura. Em vez de Sting com Raoni, o Natura About Us deve ser mais indie em 2010. Aguardemos.

NEW RAVE METAL

KLAXONS NO FORNO

Um dos pilares do movimento New Rave, surgido em 2007, na Europa, a banda Klaxons prepara seu aguardado 2º álbum, Surfing the Void, o da capa com o gato astronauta. Programado para chegar às lojas em 23 de agosto, o disco está sendo produzido por Ross Robinson, considerado o papa do new metal, tendo no currículo trabalhos com Slipknot, Limp Bizkit e Korn. Já caíram na internet duas boas canções: a rápida Flashover e a climática Echoes, que vai ser o primeiro single, a ser lançado uma semana antes de Surfing the Void.

ARGENTINA, ARGENTINA...

MESSI E O OASIS

Os fãs de música pop podem torcer para a Argentina na Copa do Mundo. Tudo porque o craque Lionel Messi, da seleção do Maradona, disse ter se tornado um grande fã do Oasis, através de seu companheiro Carlitos Tevez, jogador do Manchester City, time de coração dos irmãos. A coisa chegou a um ponto, dizem, que Messi e Tevez prometeram até tentar reunir os brigões Gallagher para voltarem com a banda. O show seria para uma festa do título (se ele vier, claro) em Buenos Aires. O jogador teria inclusive prometido um gol para Noel.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.