Lúcio Ribeiro, O Estado de S.Paulo

12 de junho de 2010 | 00h00

PARA FICAR NA HISTÓRIA

Cerca de 450 sortudos provavelmente tiveram a última quarta-feira como um dos dias mais importantes da vida. Pelo menos por duas horas. O pub Dingwalls, em Londres, foi palco de um dos shows mais comentados do rock, já que marcou o retorno dos Strokes. Após um hiato que durou quatro anos, a banda nova-iorquina que sacudiu o mundo da música no início de 2000 aprontou um verdadeiro corre-corre depois que eles mesmos anunciaram de forma sutil essa "apresentação surpresa".

Se há dez anos os Strokes deram gás ao rock que perdia cada vez mais espaço para o pop e seus tentáculos na virada do século, hoje o panorama em termos de divulgação e repercussão é bem diferente. O show presenciado por 450 fãs em um pub era notícia mundial para milhões de pessoas conectadas nos quatro cantos em tempo real através das redes de relacionamento. Julian Casablancas e Cia. nem bem haviam deixado o palco e já pipocavam na web vídeos e fotos da banda em ação, do público insano e de famosos, tipo o cantor Chris Martin, do Coldplay.

THE DRUMS

ENFIM, O CD

Um dos lançamentos mais aguardados do ano chegou às lojas na última terça-feira. Trata-se do The Drums, álbum homônimo da banda formada por uma molecada esperta do Brooklyn, famoso bairro de Nova York, que já vem dando o que falar no mundo indie há pelo menos um ano, quando apareceu na internet Let''s Go Surfing, uma das músicas mais comentadas de 2009. E escrita no dia da posse de Barack Obama, o som é carregado pela voz marcante de Jonathan Pierce, uma mistura desajeitada de Morrissey e Ian Curtis.

PAZ E AMOR?

NÃO SERÁ WOODSTOCK

Depois de muita especulação, foi confirmado que o Brasil não terá sua edição do Woodstock. Pelo menos no nome. O evento, que se configura uma versão encorpada do Maquinária Festival, não poderá utilizar o título Woodstock Brasil, como davam conta as primeiras notícias. De acordo com um comunicado do Grupo Totalcom, do empresário Eduardo Fischer, serão divulgadas "informações oficiais a respeito de um grande movimento de sustentabilidade que envolverá, entre as atrações, também um festival de música".

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.