Passagem de som

COACHELLA 2010

Lúcio Ribeiro, O Estado de S.Paulo

01 de maio de 2010 | 00h00

SLEIGH BELLS. É A BOLA DA VEZ

Quem poderia imaginar que de uma banda hardcore da Florida e de um grupo feminino de pré-adolescentes do Bronx fosse surgir o mais promissor novo nome do rock independente americano.

Chama Sleigh Bells, não tem disco lançado, mas já ganhou resenhas de shows e reportagens elogiosas não só dos blogs indies de sempre, mas de veículos grandes. Nos últimos South by Southwest (Texas) e Coachella (Califórnia), estavam em todas as listas de "você precisa ver esse show."

Baseado no Brooklyn, região de Nova York extremamente fértil para o rock atual, o Sleigh Bells ganhou cores de dancepop e é formado pelo guitarrista Derek Miller, o veterano da banda hardcore, e a garota Alexis Krauss (foto), a da banda teen, que agora, mais velha, sempre tem associado seu nome ao termo "furacão", nas críticas de seus shows.

O Sleigh Bells está no momento em turnê com outra banda queridinha do novo rock dos EUA: o Yeasayer. Em julho tocam no Pitchfork Festival, em Chicago. Daí para cair nas graças dos ingleses, é só um pulinho sob o Atlântico. A internet, em especial os blogs de música, em mais especial ainda o Youtube, estão acompanhando direitinho a decolagem do Sleigh Bells.

MAIS BELLS

A CAMINHO DO "ESTRELATO INDIE"

O Sleigh Bells já assinou com o selo N.E.E.T, da polêmica cantora M.I.A. O álbum de estreia está programado para sair dia 11 de maio. Para comemorar o acordo e como aperitivo do primeiro CD, a banda soltou na internet o poderoso single Tell ''Em. A revista New York postou que a música tem uma bateria "que parece sampleada direto de armas militares do futuro depois que elas caíram acidentalmente numa base secreta do exército americano enquanto estavam em turnê pelo Arizona". Entendeu a mensagem?

SMASHING PUMPKINS

A VOLTA EM DISCO, FILME, QUADRINHOS...

A veterana banda prepara sua centésima nona volta à ativa com um álbum que começará a ser lançado dia 25 de maio. Mais ou menos assim: o Billy Corgan grava quatro músicas, as lança para download e também num EP físico. Onze lançamentos depois, quando tiverem 44 músicas, o álbum Teargarden by Kaleidyscope, o 8º do grupo, estará completo. Esse retorno deve ganhar vapor com a chegada do filme Scott Pilgrim Contra o Mundo, que sai em agosto e é baseado em uma HQ canadense. O herói da trama não tira uma camiseta do Smashing Pumpkins.

BLACK KEYS

DISCO NOVO E VÍDEO "NÃO-AUTORIZADO"

A cena indie celebra também o esperado lançamento do sexto álbum do Black Keys, dupla de Ohio tipo White Stripes (blues-rock, bateria-guitarra). Brothers sai dia 18 de maio, mas já circula na internet. O primeiro single é Tighten Up, que será lançado nos próximos dias. Na internet apareceu um vídeo oficial-não-oficial para a 2ª faixa, Next Girl, com um boneco de dinossauro dialogando com mulheres de biquíni. O vídeo tem legenda dizendo que a banda não aprovou, mas a gravadora insistiu em lançar para criar o marketing viral.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.